Death Cab - O pop não é o limite

Por Márcia Lima — Quinta, 13 de abril de 2006

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Eu não gosto muito de falar sobre o Arctic Monkeys, mas esta é boa. Acredite, você, a banda de Alex Turner já está sendo copiada. São nove bandas cover, formadas por garotos que tem entre 15 e 17 anos. Uma delas é formada por meninas. São as únicas que dispensam a camisa pólo e as espinhas.

Agora, com o lançamento do DVD "Scummy Man" e do EP "Who The Fuck Are Arctic Monkeys?" e futuramente batendo todos os recordes ingleses de vendas, as coisas mudaram mais um pouco. Além de trocarem o unifórme pólo + jeans por casacos caros, os shows estão sendo invadidos por celebridades. O garoto Daniel -Harry Potter - Radcliffe, por exemplo, diz que é fã número 1 e que conhecia a banda há muito tempo.

E a Cooper Owen, casa de leilões especializada em artigos de rock, está começando a se interessar pelas quinquilharias da banda. Tá bom...


*

O que você esperava?

A Dirty Pretty Things não será mais reconhecida como a banda de Carl Barat. Mas nada de pânico!
É que, com o lançamento de Bang Bang You’re Dead, na semana que vem, a banda pode alcançar a perfeição que os Libertines não tiveram tempo de conquistar. E que o Babyshambles nem pôde chegar perto, por estar ocupado demais com prisões e tablóides.

Os Libs ainda são muito queridos lá na terra da rainha e a busca por alguma banda boa como eles, pode ter chegado ao fim. O disco, que caiu na rede na semana passada, é um dos maiores peixões do ano, arrisco até a dizer que Bang Bang You’re Dead é melhor, mais maduro e coeso que os dois anteriores.

Uma observação maior sobre o disco dá margem para várias questõezinhas. Será que o título Bang Bang.. é um recado nada sutil para Doherty? E qual o significado da frase “What did you expect?” na faixa-título?
Isso sem falar no nome da banda.. retirado de um filme B, onde o protagonista encontra um coração humano em um banheiro. Seria o coraçãozinho de Barat?
A biografia dos Libertines (Bound Together - The Definitive Libertines) está no topo da lista dos best sellers ingleses, o vídeo de Bang Bang You’re Dead é número um pela terceira semana consecutiva no site da NME e não sai da MTV inglesa.
A disputa por Albion já tem um vencedor.

Dirty no myspace: http://www.myspace.com/dirtyprettythingsofficial

*

Já ouviu o quinto podcast desta coluna? Tá bem bacana, cheio de novidades.
www.freeze-pop-cast.blogspot.com/
Tem Vines, Guillemots, Loveninjas, Mates Of State, Yeah Yeah Yeahs...

**


Na segunda foi lançado o single Crooked Teeth, e aí eu resolvi falar um pouco sobre o Death Cab. E para falar de Death Cab For Cutie um nome é necessário: Ben Gibbard.

Foi dele a idéia para o nome da banda, que tem sua origem em um conjunto obscuro dos anos 60 chamado Bonzo Dog Doo-Dah Band, que em 1967 lançou o disco Gorilla, onde uma das faixas se chamava Death Cab For Cutie. Ok, é um nome estranho, mas saiba que poderia ser pior. Neste disco havia faixas como Jazz, Delicious Hot, Disgusting Cold e The Equestrian Statue. Dos males, o menor.

Em 1997 Gibbard chama Cristopher Walla para gravar uma fitinha K7 que é lançada com o nome de You Can Play These Songs. É bom que se saiba que Gibbard é um cara inquieto em se tratando de música. Tanto que antes disto ele já estava em um projeto solo chamado All Time Quarterback, e agora, mesmo após todo o sucesso, ainda mantém outros tantos projetos.

A fita fez barulho na cena independente americana e logo os músicos Nick Harmer (baixista) e Nathan Good (baterista) foram recrutados, Chris Walla fica entre guitarras e teclado e
Gibbard assume vocais e guitarras. Em 1998 eles lançam Something About Airplanes, disco onde a primeira faz tchan, a segunda tchun e a terceira faz tchan tchan tchannnnn. Sem brincadeira, a partir destas três músicas você já define se a relação será de amor ou ódio (convenhamos: ódio apenas se você for um headbanger do mal!).

Bend To Squares, President Of What e Champagne from a Paper são os nomes das culpadas. Something About Airplanes, o disco que fala de aviões e traz um barquinho na capa, é como Albert Einsten aos 8 anos. Ainda tem muito o que aprender, mas já é infinitamente superior aos coleguinhas de classe. E mesmo assim alguns professores insitem que o guri tem problemas mentais...

Ah, o segundo disco… é aqui que grande parte das promessas de salvação do rock caem por terra.Não com o Death Cab. Em 2000 eles lançam We Have The Facts And We're Voting Yes, dando uma aula de dream pop charmosinho, onde os vocais de Gibbard são temperados por um reverb suave. Coisa boa um disco
onde é difícil eleger a melhor. Este é assim. Entre as gemas, destaque para as apaixonantes For What Reason, Loll Wa, 405 e Company Calls. Aqui nosso Einstein, já adolescente, começa a ganhar reconhecimento e aumenta o número de fãs.

Após o lançamento de We Have Facts, o baterista passa a ser Michael Scorr e no ano seguinte eles lançam o EP The Forbidden Love e em 2001, The Photo Album, discos ainda mais reflexivos que servem para consolidar a banda no hall das queridinhas do indie pop.

Jason McGerr entra para o time em 2003, ano de ouro para o Death Cab, que lança Transatlanticism, aclamado pela crítica como um dos melhores discos de todos os tempos. O momento de transição da pureza indie para o perigo das majjors começa a rondar a banda, que lança seu último disco pela Barsuk, selo independente.

Transatlanticism é a teoria da relatividade para a trupe de Ben Gibbard. Nosso Einstein indie é definitivamente, o gordinho mais fofo da face da terra e, além de ter cara de ursinho, ele é responsável pelas letras que misturam apelo pop e melancolia e pela voz cheia de emoção que parece própria para embalar aquele momento da manhã em que você não está totalmente acordado, nem totalmente adormecido.

Coisas incríveis acontecem nesta bolachinha, que é sem dúvida uma das mais recheadas da história do Death Cab. O que pode ser melhor, para um dia de chuva ou para um 31 de dezembro deprimente, do que a canção de abertura The New Year: "So this is the new year, And i don't feel any different (...)There'd be no distance that could hold us back"

(Falando nisso, Uma longa queda (A Long Way Down), livro mais recente do Nick Hornby, já está nas prateleiras descoladas. Por 32,00 reais, aproximadamente, você pode levar para casa a história de quatro suicidas que se encontram em um terraço londrino, na noite de ano novo. Lindo e pop. Seria Nick Hornby um deus?)

Voltando ao disco, a canção The New Year é hours concours e o top 5 fica por conta de Title and Registration, A Lack of Color, Lightness, Expo 86 e The Sound of Settling. Esta ultima, inclusive, foi levada ao palco do Bait Shop. Como assim “qual Bait Shop”? Aquele bar super-ultra lá de Orange County...

E o seriado também ajudou na divulgação do disco de 2005, Plans, lançado em agosto pela gravadora Atlantic. De banda restrita ao circuito alternativo eles entraram, com a maior classe, no mainstream. Aproximadamente 90,000 cópias foram vendidas durante a primeira semana de lançamento, levando a banda ao quarto lugar nas paradas americanas.

Eles já rodaram pelo Saturday Night Live, são figurinhas carimbadas nas MTVs, fazem parte de trilha sonora de filmes como Stubbs The Zombie e Wedding Crashers e até do trash Big Brother Brasil. E ainda tem a turnê com o Franz Ferdinand, os shows lotados, o disco que continua vendendo super bem, apesar dos downloads ilegais...

Considerado um dos discos do ano por muitas revistas especilizadas, Plans é aquele tipo de registro que te deixa sem palavras. Você pode deixar a função repeat ligada e não vai se cansar. Nosso Einstein ganha aqui seu Prêmio Nobel e é coroado como mestre.

**

Se você gostou da banda, procure também por All-Time Quarterback, Dntel e Postal Service. A primeira, você já sabe, é o projeto pré-Death Cab. Dntel tem a mãozinha de Gibbard na produção do EP This is the Dream of Evan and Chan e Postal Service é a junção de Gibbard, Jimmy Tamborello (Dntel) e Jenny Lewis, do Rilo Kiley.






COMPRAS
CD > CD Whatever People Say I´m, That´s What I´m Not (Arctic Monkeys)
CD > CD Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not (Arctic Monkeys)
DVD > DVD The Libertines (The Libertines)
DVD > DVD Death on the Road - Edição Digipack Limitada- Triplo (Iron Maiden)
CD > CD The Liberty Or Death + CD Single Bônus (Grave Digger)
DVD > DVD Iron Maiden: Live After Death- Duplo (Iron Maiden)
DVD > DVD Family Jewels- Duplo (Ac/dc)
CD > CD Um Homem Só (Dead Fish)

 

VEJA TAMBÉM...
31/01 > Eles Querem Briga
21/12 > Arctic Monkeys finaliza segundo disco
07/12 > NME elege os discos do ano
25/11 > Cool List 2006
23/11 > Lovefoxxx na lista mais cool do ano
31/10 > NME reúne bandas essenciais de 2006
15/09 > Arte (charme) roque
08/09 > Cansei de ser sexy procura por vestido roubado
06/09 > Arctic Monkeys vence o Mercury Prize 2006
18/08 > Fórmula indie
13/08 > Muito, muito horrorshow
28/07 > Áudio (muito) visual
13/07 > A mess
06/07 > Arctic Monkeys confirma detalhes do novo single
29/06 > Intensivo de inverno
27/06 > The Kooks - Canção exclusiva disponível para download
20/06 > Baixista deixa Arctic Monkeys definitivamente
16/06 > The Kooks tocam com Rolling Stones
09/06 > Milburn - Cheshire Cat Smile
08/06 > Isle Of Wight dá início aos festivais de verão
31/05 > Maré de azar para o Arctic Monkeys
25/05 > Crônica de um sonho anunciado
22/05 > Baixista dos Arctic Monkeys deixa a banda
19/05 > The Kooks aceitam briga com Razorlight
11/05 > Os super-heróis da NME
10/05 > Alex Kapranos lança livro de receitas
28/04 > O grindie, o pânico e os vídeos
25/04 > Little Man Tate lança novo vídeo na NME
20/04 > Crise emo?
06/04 > Reading Festival: Line-up revelado
30/03 > Superguidis e a ambição radiofônica
24/03 > Os filhotes do Libertines
07/03 > The Futureheads revela detalhes do disco novo
03/03 > Novo disco de Patrick Wolf sai em março
02/03 > Little Man Tate - Tirem as crianças da sala
24/02 > Saiba tudo sobre o Shockwaves NME Awards
23/02 > Para fugir do carnaval
14/02 > Dirty Pretty Things confirma participação em festival
14/02 > Bandas confirmadas no T In The Park
07/02 > A morte das gravadoras (2ª parte)
07/02 > Bob Dylan grava novo disco
02/02 > The Honorary Title - Qualquer coisa, mas a verdade
20/01 > Arctic Monkeys bate recorde de vendas histórico
04/01 > Patrick Wolf , nova gravadora e novo disco
27/12 > Chris Martin elogia Arctic Monkeys
12/12 > Arctic Monkeys revela detalhes do primeiro disco
08/12 > Onde você esteve em 2005?
02/12 > Dicionário de gente cool
24/11 > Norweegian Wood
22/11 > Você sabe quem é o cara mais legal do mundo?

 

 

XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. doismidela subretuza. Tecnologia