Nós Vimos: Espíritos - a morte está ao seu lado

Por Carlos Dunham — Segunda, 20 de março de 2006

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!


Filme aborda mal o próprio tema

Na onda (estereotipada e com um pé no preconceito) de filmes de terror que associam contatos espirituais a motivo para medo, horror e fatores negativos, surge mais uma produção asiática, o tailandês Espíritos - a morte está ao seu lado. Não deixa de ser curioso (e um pouco triste) observar como a maioria das produções com o perfil acima mencionado é originária da Ásia, continente onde a maioria, se não a totalidade das religiões, vê a presença de amigos espirituais não como motivo de horror, mas de aprendizado e serenidade.

No filme, um jovem fotógrafo descobre, ao fotografar uma turma de alunos e a fachada de uma escola, a presença de um espírito entre os demais estudantes. Com o auxílio da namorada, ele tenta decifrar o mistério daquela aparição.

A premissa de Espíritos - a morte está ao seu lado é tão batida que sua tag line poderia ser aplicada a diversos outros filmes. Além de óbvio, o filme oferece um desenvolvimento que simplesmente não funciona, não apenas porque incorre em diversas situações já vistas em produtos similares como, principalmente, porque revela um total desconhecimento dos três roteiristas do filme (dois deles o dirigiram) a respeito do tema abordado.

Há um momento em particular no qual o filme faz uma acusação grave - quando os personagens vão a uma firma picareta que frauda fotografias, inserindo artificialmente imagens que podem vir a ser tomadas como aparições de espíritos (imagens essas que, inclusive, compõem o cartaz de divulgação do filme). Se firmas assim existem, e não é difícil acreditar que sim, o filme deveria ao menos ser mais veemente em sua denúncia e não apresentar tal lojinha como um mero ingrediente para sua tentativa de entreter o público; se não existem, Espíritos deixa de ser um filme apenas equivocado para se tornar até mesmo leviano.

É claro que o fato de o filme ser equivocado do ponto de vista filosófico não o impediria, a princípio, de funcionar como entretenimento. Mas, infelizmente, nem isso acaba acontecendo: Espíritos - a morte está ao seu lado tem um ritmo arrastado, e, como se não bastasse, seu roteiro (que já não era bom) se perde completamente no terço final, incursionando sem motivos pelo estilo sangue e tripas e tornando-se desnecessariamente pesado.

Além disso, seu desfecho revela tamanha falta de conhecimento a respeito do tema que aborda que, ironicamente, parece em sua condição de conclusão, que os roteiristas realmente não sabiam nada sobre o tema que falavam. E, sem saber do que se está falando, fica muito, mas muito difícil mesmo, fazer qualquer coisa - principalmente um bom filme.




COMPRAS
Game > Jogo Xbox 360 Surf´s Up (UBI Soft)
Game > Jogo Nintendo Wii Surf´s Up (UBI Soft)
Livro > Lendo as Imagens do Cinema (Autores Diversos)
Game > Game Surf´s Up - DS (UBI Soft)
Livro > A Música do Filme (Tony Berchmans)
DVD > DVD A Morte
CD > CD Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte = Pirates of the Caribbean (Vários)
DVD > DVD Besouro Verde (Bruce Lee)

 

VEJA TAMBÉM...
29/01 > Dogão adaptação de série infantil de sucesso
29/01 > Forest Whitaker lamenta discurso no Globo de Ouro
29/01 > Nicole Kidman sofre acidente em set
26/01 > Apocalypto
26/01 > Nós vimos III: Apocalypto
26/01 > Penélope Cruz agradece a Almodóvar sua indicação ao Oscar
26/01 > Nós vimos II: Apocalypto
26/01 > Heath Ledger e Michelle Williams se casam
25/01 > Nós Vimos I: Apocalypto
25/01 > A pantera cor de rosa é lançado em DVD
25/01 > Nós vimos: estréias nos cinemas
24/01 > O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias concorre em Berlim
24/01 > Nós Vimos: A Grande Família
23/01 > Conheça os indicados ao Oscar 2007
23/01 > Framboesa de Ouro: Os indicados
23/01 > Warner anuncia lançamentos para 2007
22/01 > Tobey Maguire fala sobre Homem Aranha 3
22/01 > Nós Vimos: Poder Além da Vida
22/01 > Nós Vimos: Perfume: A História de um Assassino
22/01 > Salma Hayek anunciará indicados ao Oscar
19/01 > A Grande Final
19/01 > Alex Rider Contra o Tempo
19/01 > Babel
19/01 > Déjà Vu
19/01 > Laurence Fishburne no thriller 21
19/01 > Denzel Washington: o novo queridinho dos americanos
19/01 > Nós Vimos II: Alex Rider Contra o Tempo
19/01 > Nós Vimos II: Déjà Vu
19/01 > Nós Vimos II: Babel
18/01 > Nós Vimos: Déjà Vu
18/01 > Gwyneth Paltrow no elenco de Homem de Ferro
18/01 > Vencedores do Globo de Ouro em DVD
18/01 > Nós Vimos: Silk - O Primeiro Espírito Capturado
17/01 > Mischa Barton em mais um filme
17/01 > Possível primeira foto de Alien vs. Predator 2
17/01 > Nós Vimos II: A Grande Final
16/01 > Nós Vimos: As Aventuras de Azur e Asmar
16/01 > Confira o primeiro pôster de Mutant Chronicles
16/01 > Confira o trailer completo de Hannibal Rising
16/01 > Michael Mann irá filmar o caso Litvinenko
16/01 > Pequena Miss Sunshine é a escolha dos críticos
16/01 > Kate Bosworth tem novo projeto
16/01 > Uma Noite No Museu atrai meio milhão aos cinemas brasileiros
16/01 > Novas fotos de A Hora do Rush 3
16/01 > Nós Vimos I: A Grande Final
16/01 > Globo de Ouro 2007: conheça os vencedores
15/01 > Jane Fonda conclui novo filme
15/01 > Sindicato dos Roteiristas divulga relação de candidatos
15/01 > Os vilões de Transformers
15/01 > The Tourist: Fotos de Ewan McGregor e Hugh Jackman

 

 

XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. doismidela subretuza. Tecnologia