Nós lemos: Disparos do front da cultura pop

Por André Mansur — Segunda, 9 de janeiro de 2006

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

A mira perfeita de Tony Parsons

Os temas podem variar mas o olhar é o mesmo. Disparos do Front da Cultura Pop (Editora Barracuda) é uma compilação de textos irônicos e corrosivos de Tony Parsons, escritos ao longo de quase vinte anos, pinçados dos mais variados veículos de comunicação inglesa, sobre relacionamentos, viagens, celebridades e música. Particularmente, é este último tema que nos interessa.

Nascido na Inglaterra há 52 anos, Parsons escrevia fanzines em meados dos anos 70. Com o surgimento do punk, a imprensa ficou desorientada, sem entender o movimento. A saída encontrada pelo semanário New Musical Express foi buscar alguém que estivesse envolvido na balbúrdia e pudesse traduzir para o leitor comum o que de fato ocorria. Encontraram Tony Parsons. Palavras do próprio: “Fui bebê quando Elvis vestia 38, criança durante a beatlemania, adolescente quando Bowie começou a fazer sucesso, jovem durante o movimento punk. Nasci na época certa”

Com um texto sem firulas, Parsons descrevia suas impressões sobre tudo que acontecia à sua volta. Munido de um humor ácido, quase sempre de modo provocativo, e lançando mão de tiradas que iam do engraçado ao genial – eventualmente ambos – além de provar ser um atento observador: “Rotten se apóia no pedestal do microfone”, conta sobre um show dos Sex Pistols, “abre uma lata de cerveja e fita a platéia com seus olhos vidrados, provocadores e cínicos: cabelo espetado e tingido de vermelho, rosto pálido e cadavérico, metal pendurado nas orelhas, pernas esqueléticas, colete vermelho, gravata preta e alfinetes – ele parece o cadáver anfetaminado de uma edição dominical da imprensa marrom”.

Às vezes seu ataque é frustrado. Ele narra com um certo desconcerto a vez em que ficou surpreso com a presença do Robert Plant, do Led Zeppelin, em um show do Danmed. O local era o lendário Roxy (primeira casa de shows exclusivamente punk), que acabara de abrir. Pronto pra detonar o “superdeus do heavy metal”, Parsons se aproxima de Plant e questiona a presença dele na platéia. Com uma insuspeita propriedade, Robert Plant diz que gosta do Danmed e, sobretudo, do baterista Rat Scabies. “Ele é realmente impressionante”, e completa mais tarde, “gosto de manter contato com o que está acontecendo”. Por fim, o jornalista assume que simpatizou com Robert Plant e põe o rabo entre as pernas.

Destaques não faltam ao livro: o escritor perde a linha tietando Bruce Springsteen; pergunta ao George Michael se é verdade que ele é um cretino arrogante; desconfia de Billy Idol e sua turma por tomarem suco de laranja (“Punks limpos: uma ameaça às nossas crianças” é o título da matéria); detona a ambient music de Brian Eno; arranca declarações de David Bowie como a que ele diz não encontrar mais utilidade para sua narina direita; afirma que Kylie Minogue não passa de um copo de leite desnatado e visita a lápide de Jim Morrison, brincando com a especulação do crooner estar vivo e cogita a hipótese dele aparecer no dia de lançamento do filme de Oliver Stone “vestindo um smoking de pele de cobra”.

O fato mais bacana, contudo, talvez seja o dia em que Parsons desceu o rio Tâmisa no barco Queen Elizabeth, acompanhando o infame show dos Sex Pistols. Comemoravam o Jubileu da rainha. Considerando todos os atributos já enumerados do escritor, possivelmente Parsons é a pessoa mais indicada a narrar a mítica passagem. Melhor: seu texto é o registro histórico definitivo sobre o incidente. É como se estivéssemos lá também – e conseqüentemente sofremos todas as escoriações promovidas pela polícia.

Mesmo sobre os outros temas, Tony Parsons mantém seu estilo, notadamente em evolução conforme o tempo avança, embora, às vezes, possua opiniões de caráter duvidoso – “Mendigar é uma vocação (...) quanto mais é possível descer? A Inglaterra se tornou uma nação de bebês chorões.” Ou: “Por que uma mulher nunca deveria ficar bêbada? Por que beber faz as pessoas falarem alto, as torna repugnantes, sentimentais, autocomiserativas e burras. E é claro que a maioria das mulheres já é assim completamente sóbria.” – e se deixe levar por preconceitos etnocêntricos, como na passagem em que afirma que os russos acreditavam serem os mocinhos na Guerra Fria. Neste momento, Parsons não se dá conta de que também é uma vítima do pensamento maniqueísta – aliás, tão involuntariamente quanto os russos.

Cabe destacar também as matérias e entrevistas com celebridades dos mais variados ramos: de Jerry Hall (modelo e, na época, esposa de Mick Jagger), passando pelo pugilista Muhammad Ali até os escritores Martin Amis e Ian McEwan – este, Parsons analisa, acertadamente, que “construiu sua carreira através de histórias de suspense, mistério e imaginação temperadas com sangue, vômito e sêmen.” Perfeito.

Fora os deslizes técnicos, como as falhas na revisão e o título que sugere apenas o primeiro capítulo (sobre a música pop) e o último (sobre as celebridades pop), o livro possui mais acertos do que erros. Característicos da pontaria precisa de Parsons. ¤

Serviço:
Disparos do Front da Cultura Pop
Autor: Tony Parsons
Editora: Barracuda
Preço médio: R$ 40,00




COMPRAS
DVD > DVD Pelotão em Apuros (Michael Ironside, Damon Wayans, Nick Castle, Karyn Parsons)
DVD > DVD Big Bang: a Teoria - A Primeira Temporada Completa- Triplo (Johnny Galecki, Kunal Nayyar, Jim Parsons, Kaley Cuoco, Simon Helberg)
DVD > DVD Gotterdammerung- Duplo (Gweneth Bean, Anthony Raffell, Siegfried Jerusalem, Matti Salminen, Christa Ludwig, Kaaren Erickson, Andrea Gruber, Ekkehard Wlaschiha, Joyce Castle, Hildegard Behrens, Meredith Parsons, Hanna Lisowska, Diane Kesling)
CD > CD Alpha Classics - Vol. 4 (Vários)
DVD > Box: DVD Big Bang - A Teoria - A 2ª Temporada Completa- 4 DVDs (Kunal Nayyar, Johnny Galecki, Chuck Lorre, Mark Cendrowski, Kaley Cuoco, Jim Parsons, Simon Helberg, Sara Gilbert)
Livro > As Grandes Receitas de Gordon Ramsay (Gordon Ramsay)
DVD > DVD Punk Attitude - Edição Especial
DVD > DVD The Dark Side Of The Moon (Pink Floyd)

 

VEJA TAMBÉM...
23/01 > Coachella 2007: Lineup revelado
23/01 > Kylie Minogue faz show no MSN.com.br
19/01 > Babyshambles assina com Parlophone
17/01 > Korn faz cover de Radiohead
17/01 > Indicados ao Brit Awards
16/01 > Jim Morrison canta na estréia de Satellite Party
16/01 > The Killers confirma cover de Joy Division
16/01 > Kevin Shields confirma retorno de My Bloody Valentine
15/01 > Simon Cowell acha Bob Dylan entediante
15/01 > Conor Oberst lança Gruff Rhys nos Estados Unidos
15/01 > Kurt Cobain pode ganhar cinebiografia oficial
12/01 > Pete Doherty: agora poeta e ator
12/01 > The Horrors - Novidades sobre o disco de estréia
11/01 > Depeche Mode lança box na internet
10/01 > Briga marca show do Fall Out Boy
10/01 > Novo single do Air está na internet
09/01 > Kaiser Chiefs divulga detalhes sobre novo álbum
08/01 > The Killers revela próximo single
08/01 > Nós Fomos: Show do Arnaldo Antunes
04/01 > Inspiral Carpets anuncia disco de raridades
03/01 > Disco de estréia do Stereophonics volta às lojas
03/01 > Os lançamentos da música em 2007
03/01 > Bright Eyes e R.E.M. em concerto contra a guerra
02/01 > U2 quer redirecionamento musical
28/12 > Arcade Fire libera música nova por engano
27/12 > Gene Simmons estréia seu reality show
26/12 > Johnny Depp comanda homenagem a Oasis
26/12 > Bono Vox é nomeado cavaleiro britânico
26/12 > James Brown morre aos 73 anos
22/12 > Noel Gallagher acusa Green Day de plágio
21/12 > Grammy: The Doors recebe homenagem
21/12 > Keane grava cover de The Cult
21/12 > Arctic Monkeys finaliza segundo disco
20/12 > Brett Anderson: Vídeo comprometedor cai no YouTube
19/12 > Bright Eyes: Detalhes sobre o novo disco
18/12 > Pink: MSN transmite mais um show on-line
15/12 > The Verve : canção mais triste de todos os tempos
14/12 > The Rakes: Segundo disco já tem nome
13/12 > Prêmio Laboratório Pop 2006
13/12 > Thom Yorke lança dois remixes em seu site
13/12 > Evanescence no Brasil em 2007
13/12 > Rolling Stone elege melhores singles do ano
12/12 > Wilco deve lançar CD novo em maio
11/12 > Assista ao prequel da sexta temporada de 24 Horas
11/12 > U2 e Pearl Jam encerram a Vertigo Tour
08/12 > Pete Doherty vira desenho animado
08/12 > Yoko Ono não perdoa assassino de Lennon
08/12 > Grammy 2007: Confira os indicados
07/12 > HBO exibe turnê mais recente de Madonna
07/12 > NME elege os discos do ano

 

 

XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. doismidela subretuza. Tecnologia