 |
Antes tarde do que nunca
Por Raphael Di Cunto — Segunda, 15 de agosto de 2005
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|
Boa madrugada pra todo mundo (madrugada, pois o Cartoon está passando suas melhores séries nesse infame horário...). O título que dá nome a esta coluna tem dois motivos: se meus poucos fãs (será que eu tenho algum?) repararam, a Toonmania está atrasada várias semanas. Culpa minha, devo admitir (minhas desculpas estão se esvaindo... quando estou de férias, a coluna atrasa porque é férias... quando estou tendo aula, o excesso de trabalho atrasa a coluna...). Bom, deixando de papo-furado, vamos parar com as desculpas e ir ao real motivo desta coluna.
Como aqueles que dependem do Cartoon Network para assistir seus desenhos favoritos (como eu, pobre alma que não tem o Animax...) devem ter percebido, o canal está optando por uma programação, digamos, diferenciada (péssima seria uma palavra muito forte, não?). Alguém pode me explicar o que está acontecendo no Cartoon, com as séries de ação indo para as altas horas da noite (como se, apenas por serem mais adultas, os fãs possam ficar acordados até três da manha para ver a Liga da Justiça Sem Limites).
Está certo que o novo desenho do Batman é fraquinho, tirando a animação muito bem feita, mas, caramba, eles estão transmitindo episódios ineditos! Sabe, fica difícil de entender o que acontece, quando o período diurno fica cheio de reprises e de desenhos como As Novas Aventuras de Scooby Dôo, personagem que já deveria ter sido aposentado faz tempo, e temporadas inéditas são exibidas em horário que poucos podem acompanhar.
Nada contra Dexter, Meninas SuperPoderosas, Megas XlR, entre outros cartoon cartoons. Eu gosto de muitos deles (principalmente Johnny Bravo), mas é difícil ver os mesmos episódios repetidas vezes, várias vezes por semana, sem ficar enjoado.
Não sei porque, o Toonami foi chutado para depois da meia-noite, e os melhores desenhos do canal (pelo menos grande parte deles), foram junto. Talvez isso seja alguma técnica desconhecida por mim para espantar os telespectadores, ou talvez seja medo da concorrência, já que o Animax está fazendo bastante barulho como o principal canal de desenhos adultos.
A concorrência ficou mais acirrada, então será que o Cartoon se acovardou e decidiu se “infantilizar” mais? Siceramente, espero que não, até porque eles tem muitos desenhos bons que podem fazer frente ao Animax. Tudo bem que grande parte do Toonami é de reprises, mas os desenhos são muito bons (por exemplo, meu irmão já viu todos episódios de Super Campeões algumas vezes, assim como eu).
Liga da Justiça é ótimo, vibrante, emocionante, arrisco até chamá-lo de perfeito. Apesar de estar sendo transmitido as três da madrugada, ele me fez ficar esperando todos os dias das férias ansiosamente, mesmo que eu tivesse que fazer alguma coisa pela manhã.
É desses desenhos que o Cartoon deveria viver, sempre mudando para evitar as reprises que se tornam irritantes com o tempo. Grande parte das pessoas que eu conheço viam desenhos no Cartoon, nem que fosse um ou outro enquanto tivessem um tempinho livre. Desde que essa mudança começou, eles pararam de assistir ao canal, no máximo vendo aqueles especiais de sábado ou quando estão com insônia mesmo...
Se por um lado isso é ruim (ou péssimo, terrível, desagradável, irritante, e outros adjetivos pejorativos que eu não me lembro agora), talvez essa mudança resulte em algo bom: a vinda do Adult Swin para o Brasil. O bloco apresenta desenhos mais adultos, sendo um dos grandes sucessos do Cartoon norte-americano, e sendo exibido também as madrugadas.
Essa hipótese tem sido levantada há algum tempo, mas o Cartoon mantém certo mistério sobre o assunto. Acho que é extremamente possível e explicaria porque o canal tem mantido desenhos que já tinham data certa para estréia na geladeira (alguém falou Sakura Wars ou Dragon Ball?).
Bom, espero que alguém do Cartoon leia a minha coluna e se conscientize de que a mudança não foi boa (será que é sonhar demais?). De qualquer forma, foi apenas meu ponto de vista, talvez alguém aí esteja se sentindo realizado com a nova programação do canal (não conheço ninguém que esteja, mas ainda existe essa possibilidade...).
Enquanto meus sonhos não se realizam, vou ficar sem ver tv por um tempo (isso pode até me ajudar, vou poder dedicar mais tempo aos estudos e trabalhos...). Ahm.. faltou explicar o segundo motivo do título... bem, é um trocadilho (muito ruim, devo admitir, mas me pareceu bom na hora), porque é melhor ver o desenho tarde, do que nunca vê-lo (hahaha... nossa, realmente esse foi péssimo... vou tentar melhorar pra próxima semana... até lá).
|
 |