Bárbara Gordon, eu escolho você!

Por Eudes Honorato — Quinta, 13 de novembro de 2003

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Batgirl faz parte daquela tradição no mundo dos quadrinhos de que o suepr-herói masculino tem de ter a sua contraparte feminina: Super-Homem tem a Supergirl, Capitão Marvel tem a Mary Marvel e até mesmo o Hulk tem a sua parte, vamos dizer, feminina, que é a Mulher-Hulk, entre tantos outros exemplos.

Porém, antes de ser a conhecida Bárbara Gordon, a Batgirl, a contraparte do Homem-Morcego, era nada menos que a Batwoman, criada em 1956. Diferente de outras versões femininas já existentes, a Batwoman não possuía nenhuma ligação com o Batman. Não era parente, nem mesmo parceira de Batman. Mais tarde houve um envolvimento romantico rápido.

A Batwoman era uma ex-acrobata de circo, chamada Kathy Kane (claramente batizada à Bob Kane, o criador de Batman), que ao ficar milionária, decidiu que iria combater o crime ao estilo do Homem-Morcego.

Supostamente ela se aposentou no final de sua primeira história, porém, parece que ela ganhou uma certa popularidade, voltando a aparecer nas histórias do morcego até 1964. Mais tarde apareceu uma sobrinha, Betty Kane, que era sua parceira adolescente, assim como uma espécie de Robin. Ela era chamada de Batgirl e apareceu ao lado da Batwoman pela primeira vez em 1961. As duas super-heroinas desapareceram quando Julius Schwartz assumiu as revistas do Homem-Morcego, em 1964.

Quando o seriado camp do Batman foi ao ar em 1966, decidiu-se criar para o seriado uma nova Batgirl (que seria a filha do Comissário Gordon) para os quadrinhos e depois incorporá-la ao seriado.

A nova Batgirl foi apresentada ao mundo por Gardner Fox, desenhada por Carmine Infantino e arte-finalizada por Sid Greene na revista Detective Comics 359, no ano de 1967. Apesar de ser chamada de BatGIRL, ela era adulta. E seu nome? Bárbara Gordon, que seria uma espécie de Hal Jordan das Batgirls, ou seja, a maior de todas.

Batgirl sobreviveu ao fim do seriado e foi muito mais adiante, até mesmo estrelando seu título próprio nos quadrinhos. Com o advento de Crise nas Infinitas Terras e posterior reformulação dos super-heróis, Batgirl deixou de ser a filha do Comissário Gordon para ser sua sobrinha e filha adotada.

Mais tarde, Alan Moore fez o "favor" de tirar Bárbara de campo, ao colocá-la na mira do Coringa. Levando um tiro que a deixou aleijada da cintura para baixo, Bárbara Gordon deixou de ser a Batgirl. Agora ela é Oráculo, que ajuda com seus conhecimentos em informática à Liga da Justiça e ainda integra o trio Birds of Prey, do qual ainda fazem parte a Caçadora e Canário Negro.

Foi ainda interpretada nas telas por Alicia Silverstone, no mega-fracasso Batman e Robin, de Joel Schumacher. E mais recentemente no seriado já cancelado Birds of Prey, por Dina Meyer (de Tropas Estelares) como Oráculo, mas que de vez em quando tinha flashbacks de seus tempos de Batgirl.

A nova Batgirl é Cassandra Cain. Treinada desde criança pelo assassino Cain, acabou se aliando ao Homem-Morcego. Monossilábica e anti-social, Cass Cain tem habilidades que a tornam uma combatente do crime e tanto, devido ao treinamento exaustivo que recebeu. Ela é vietnamita.

Mas, assim como para mim só existirá um Flash (Barry Allen) e um Lanterna Verde (Hal Jordan), só haverá sempre uma Batgirl. Como disse no título da coluna: "Eu escolho você, Bárbara Gordon!"




VEJA TAMBÉM...
03/11 > Back To The Past
17/10 > Ícones da DC enfrentam monstros da ficção cientifica
18/09 > Batman ganha nova série mensal
14/09 > A prévia de Batman/The Spirit
08/09 > Heath Ledger fala sobre o Coringa
31/08 > Dois boatos desmentidos sobre The Dark Knight
30/08 > Alan Moore encerra seu trabalho nas HQs americanas
02/08 > Novo Batman tem vilão e título
27/07 > Heath Ledger é o Coringa
26/05 > A HQ pornográfica de Alan Moore
16/05 > Steranko, Morrison e dois Kuberts com Batman
10/05 > Ator implora por papel em Batman
02/05 > Mais um vilão em Batman 2?
21/03 > V de Vingança fatura alto
17/03 > Continuação de Batman Begins já tem data marcada
15/03 > Robin, um sobrevivente
24/02 > Warner confirma a seqüência de dois filmes
08/02 > Jake Gyllenhaal pode atuar na seguência de Batman Begins
24/01 > Cinco mistérios para Batman
23/01 > A Queda do Morcego
20/01 > Nós Lemos: Tom Strong
09/01 > Adrien Brody se candidata para interpretar Coringa
14/12 > Os Melhores do Mundo
09/12 > Coringa e Pingüin começam a ganhar rostos
11/10 > Tudo de Alan Moore para a DC em um só álbum
22/09 > 3 desenhos animados chegam às prateleiras dos EUA
21/09 > Arte original de Dexter Vines é roubada
20/09 > Os filmes de maior sucesso no Brasil
14/09 > Nova temporada de O Batman trará Hera Venenosa e Batgirl
08/09 > A arte de Frank Miller volta a Gotham city
26/08 > Batman, Novo Testamento
25/08 > Desenho O Batman não terá quarta temporada
17/08 > DVD do Batman chega aos EUA em outubro
15/08 > Batman Begins chega aos U$ 200 milhões
21/07 > Vale a pena adaptar fielmente uma HQ para o cinema?
18/07 > Batman e Spirit se encontrarão em dezembro
06/07 > Alan Moore ressuscita heróis britânicos
04/07 > Encontro de fãs do Batman em São Paulo
01/07 > Bale fala sobre o vilão do próximo Batman
27/06 > Resultado da Promoção Batman Begins
27/06 > Batman Ano I ???
27/06 > Novos rumores sobre a sequência de Batman Begins
23/06 > Batman sem Robin
22/06 > Os últimos serão os primeiros
22/06 > Terrorista é o Batman
21/06 > Katie Holmes fora da seqüência de Batman
21/06 > Eternamente enquanto dure
21/06 > Álbum oficial de Batman Begins
20/06 > Batman Begins nas bilheterias
20/06 > Promoção Batman Begins

 

COMPRAS
CD > Building Hits 2006 (Vários)
DVD > Os Fugitivos (John Travolta, James Gandolfini, Salma Hayek, Laura Dern)
Eletrônicos > TV 32" LCD Design Collection c/ 2 HDMI e Entrada PC 32PFL5403 Philips
Foto etc. > Câmera Digital 10.1 MP S1030 Samsung + Cartão SD 2GB + Carregador
Game > Jogo Nintendo Wii SpongeBob SquarePants: Creature From the Krusty Krab
Informática > CPU Core 2 Duo E4500 1.8Ghz 2GB 250GB DVDRW + LCD 17" Wide - AOC
Livro > Amores que nos Fazem Mal (Patricia Delahaie)
Brinquedos > Notebook da Barbie Junior c/ 25 Atividades

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia