Nós lemos: Planetary – Mundo Estranho

Por João Felipe Freitas — Segunda, 27 de junho de 2005

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

A melhor resenha de Planetary já foi escrita. É o prefácio assinado pelo mestre das HQs Alan Moore que abre Planetary – Mundo Estranho. A edição encadernada (e bem luxuosa!) publicada pela Devir reúne os quatro primeiros números de Planetary, série criada por Warren Ellis (The Authority) e John Cassaday (Astonishing X-Men) já publicados aqui no Brasil pela Pandora Books, em 2002. O encadernado traz ainda uma história inédita publicada originalmente em Planetary Preview, onde é recontada a origem do Incrível Hulk.

Mas um instante! Planetary pertence ao selo Wildstorm, da DC Comics. O que o personagem da concorrente Marvel está fazendo naquelas páginas?

Bem, exatamente isso é Planetary. Um grupo de super-arqueólogos que pretende desvendar a história oculta da humanidade. E essa “história oculta” não é outra senão a própria história da cultura pop. Portanto, espere de cada aventura de Planetary citações e referências ao mundo do cinema e das histórias em quadrinhos. Nesse encadernado temos os típicos heróis pulp enfrentando uma invasão de super-heróis – o que, de fato, aconteceu na vida real no mercado editorial. Doc Savage e toda a Liga da Justiça estão lá. Godzilla e Capitão Marvel também aparecem em aventuras posteriores. Como o próprio Alan Moore comenta, “Warren Ellis e John Cassaday fabricaram um engenhoso mecanismo com o qual podem explorar as possibilidades de nossa situação contemporânea.” Isto é, resgatar elementos do passado dando um novo encaminhamento e apontando para um possível futuro da nona arte.



Clique nas imagens para ampliá-las


Entretanto, Ellis faz mais do que mero experimento saudosista e acaba (re)criando algo original, novo, por mais contraditório que pareça. O roteiro segue uma fórmula simples, mas bastante eficaz. O leitor acompanha os passos de Elijah Snow, um mal-humorado imortal e o mais novo membro do Planetary, espécies de “arqueólogos do impossível.” Em cada história, junto a Snow, descobrimos mais sobre o universo (ou melhor dizendo, multiverso) onde a trama se desenrola.

O suspense criado nas histórias pouco tem a ver com os clichês do gênero. Na verdade, são pequenos mistérios ou informações brevemente citadas que compõem o universo de Planetary e aguçam a curiosidade do leitor, sempre esperançoso que em algum futuro número venham as respostas para perguntas como “Quem é o 4º homem do Planetary?” ou “O que aconteceu com o antecessor de Snow?” Tais indagações são quase que camufladas dentro da trama, pois cada aventura se encerra nela mesma, sendo cada número uma história independente – o que lembrou-me, de certo modo, as primeiras temporadas da série de tevê Arquivo X.

Quanto às ilustrações, a arte de Cassaday é irregular: hora está boa, hora está ótima. Ainda assim, a inconstância de um estilo pode incomodar os leitores habituados a digerir desenhos esteticamente padronizados.

Ao final das 112 páginas, fica a sensação de que Ellis criou algo que pode entrar para a história das HQs, se for bem trabalhado. Caso tudo degringole e o roteirista perca o rumo, pelo menos a diversão já está garantida.

Quer esmiuçar Planetary? Então clique aqui.




VEJA TAMBÉM...
05/05 > Nós lemos: Planetary – O Quarto Homem
07/04 > Devir lança o segundo volume de Planetary
28/06 > Nós lemos: Planetary - Mundo Estranho
27/04 > Quadrinhos: veja os novos lançamentos da Devir
15/04 > Indicados ao Prêmio Eisner 2005
07/04 > Devir divulga previews em seu site
29/01 > Confira o preview de Authority: Revolution
14/01 > Uma HQ com ótimas referências II
09/01 > Uma HQ com ótimas referências
02/01 > Warren Ellis aposentando-se em 2004?

 

COMPRAS
Foto etc. > Câmera Digital 10.1 MP S1030 Samsung + Cartão SD 2GB + Carregador
Game > Jogo PS3 Full Auto 2 - Battlelines
Informática > Notebook DV2660 Core2 Duo 1GB 120GB DVDRW V.Premium HP+Roteador Netgea
Livro > Resumão: Sistema Respiratório (Vince Perez)
Brinquedos > Notebook da Barbie Junior c/ 25 Atividades
CD > Box Set- BOX 3 CDs (Vive La Fête)
DVD > Guerra dos Mundos - Edição Especial- Duplo (Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin)
Eletrônicos > TV 32" LCD Design Collection c/ 2 HDMI e Entrada PC 32PFL5403 Philips

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia