O Morcego Dourado: Fantomas

Por Humberto Yashima — Sexta, 4 de março de 2005

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!


O clássico desenho animado japonês Fantomas – O Guerreiro da Justiça (Ohgon Batto, 1967-1968) conseguiu muitos fãs no Brasil quando foi exibido por aqui pela Record. O herói tinha um visual medonho, que fugia do estereótipo do “mocinho bonitão”, o que pode ter contribuído para o sucesso da série (por ser tão diferente). A tradução literal do seu nome original é Morcego Dourado, mas o combatente do mal recebeu nomes diferentes ao redor do mundo: Phantoma (Estados Unidos), Fantaman (Itália) e Fantasmagórico (México).

Fantomas foi criado por Takeo Nagamatsu em um conto publicado na década de 1930. Teve um mangá assinado por Osamu Tezuka e, mais tarde, outra versão criada por Daiji Kazumine. O “cara de caveira” não deve ser confundido com o personagem francês Fantomas (que teve até suas HQs publicadas no Brasil em revista própria pela Ebal).

Durante os 52 episódios de Fantomas – O Guerreiro da Justiça, acompanhamos o Dr. Still e seus ajudantes Terry e Gabi, que se dedicavam à pesquisa de meios para acabar com a fome no mundo e também de curas para doenças epidêmicas. O grupo também lutava para impedir os planos de dominação mundial do maligno cientista (de quatro olhos!) Dr. Zero e seu ajudante Gorgo, que tinham como base uma gigantesca torre.


Durante uma expedição em que descobriram as ruínas do continente perdido da Atlântida, o Dr. Still resgatou Marie, a filha de um arqueólogo que pesquisava a lendária criatura conhecida como Fantomas. Marie encontrou o herói e o despertou, fazendo com que ele voltasse a combater o mal. Sempre que estavam em perigo, a jovem pedia auxílio ao morcego dourado, que surgia voando antes da aparição do poderoso Fantomas. Além do Dr. Zero (que gritava “Zéééééééééro!” sempre que aparecia), Fantomas tinha como inimigo o Dr. Morte, uma espécie de “gêmeo maligno” do herói, só que prateado.

Curiosamente, antes do desenho, foi produzido o filme Ohgon Batto (1966), dirigido por Hajime Sato e estrelado por Hirohisa Nakata (Suzuki/Fantomas) e Sonny Chiba (Comandante Yamatone). Um segundo longa-metragem foi produzido alguns anos depois no Japão: Ohgon Batto ga Yattekuru (1972), que foi dirigido por Katsumune Ishida e se concentrava no lado cômico da história. Uma produção de baixíssimo orçamento foi feita na Coréia: Young-guwa hwanggeum bakjwi (1992), com direção de Ki-nam Nam e estrelada por Hyung-rae Shim (Fantomas).




COMPRAS
DVD > DVD The Fantomas Melvin Big Band: London 1st May 2006 - Importado (Melvins, Fantômas)
Livro > Batman: Crônicas - vol. 2 (Panini Comics)
DVD > Coleção Exclusiva Hellboy + Caneca do Filme (Guillermo Del Toro, John Hurt, Ron Perlman, Selma Blair)
DVD > Blu-ray Hellboy 2: o Exército Dourado [Blu-Ray] + Canec (Guillermo Del Toro, Jeffrey Tambor, Luke Goss, Doug Jones, Ron Perlman, Selma Blair, Lawrence Gordon)
Livro > Adolf - Vol. 2 (Osamu Tezuka)
DVD > DVD Hellboy 2 - O Exército Dourado- Duplo (Guillermo Del Toro, Ron Perlman, Selma Blair)
DVD > Hellboy 2: o Exército Dourado - (Duplo) + Caneca do Filme (Guillermo Del Toro, Ron Perlman, Selma Blair)
DVD > Blu-ray Hellboy 2 - O Exército Dourado (Guillermo Del Toro, Luke Goss, Guillermo Navarro, Doug Jones, Ron Perlman, Danny Elfman, Selma Blair, Chris Symes, Jeffrey Tambor, Joe Roth, Mike Richardson, Lloyd Levin, Bernat Vilaplana, Lawrence Gordon)

 

VEJA TAMBÉM...
05/12 > Para entender Fantômas e Mike Patton
16/01 > Música X Bebida

 

 

XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. doismidela subretuza. Tecnologia