|
Poderosa Ísis: a Super-Heroína da Filmation
Por Humberto Yashima — Sexta, 21 de janeiro de 2005
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|
A Filmation foi uma das mais famosas produtoras de desenhos animados para a TV, tendo criado clássicos como Blackstar, Tarzan e He-Man (só para citar alguns dos mais conhecidos). Além dos desenhos, a empresa também produziu várias séries live-action, como Capitão Marvel (série comentada aqui no SoBReCarGa), Ark II e A Poderosa Ísis (The Mighty Isis, 1975-1978), primeiro programa de TV estrelado por uma super-heroína. Durante o primeiro ano, a série era exibida juntamente com Capitão Marvel em Shazam!/Isis Hour. Quando passou a ser um programa independente, teve seu nome modificado para Secrets of Isis.
A Poderosa Ísis era estrelada por Joanna Cameron, bela atriz que atuou em episódios de séries como Daniel Boone, Homem-Aranha e Columbo. Após o fim da série, Joanna participou de mais alguns telefilmes e chegou a produzir e dirigir um longa-metragem para cinema: Blue Angels in Razor Sharp (1982). Saindo do mundo artístico, ela tornou-se enfermeira e, após encerrar uma bem-sucedida carreira, entrou para o negócio de hotéis.
No programa, a professora (e arqueóloga nas horas vagas) Andrea Thomas (Joanna Cameron) encontra um medalhão místico durante uma expedição no Egito. O artefato transforma a jovem na Poderosa Ísis, que possui superpoderes e pode até voar. É claro que um uniforme com adornos egípcios aparece do nada...
Andrea passa a ter uma dupla-identidade, podendo transformar-se na super-heroína ao pronunciar em voz alta a frase “Ó Poderosa Ísis”. A professora reveza seu tempo dando aulas e combatendo o mal, sem revelar seu segredo para o colega de trabalho, o professor Rick Mason (Brian Cutler), ou para seus alunos Cindy Lee (Joana Pang) e Renee Carrol (Ronalda Douglas).
Capitão Marvel e A Poderosa Ísis foram produzidas na mesma época, por isso há participações de John Davey (como Capitão Marvel) em três episódios do programa. E Joanna Cameron (como a Poderosa Ísis) também participou de três episódios de Capitão Marvel.
Apesar de ser filmado com poucos recursos, utilizando câmera de vídeo e efeitos especiais abaixo do nível mesmo para a época, a série sempre estourava seu baixo orçamento, o que fez com que a Filmation a cancelasse após 22 episódios produzidos.
A heroína ainda voltou a aparecer no desenho animado Ísis and the Freedom Force (1978-1980), também produzido pela Filmation, no qual Ísis (voz original de Diane Pershing) lutava contra o mal ao lado de Hércules (voz original de Bob Deninson), Merlin, Sinbad e Super Samurai (os três tiveram a voz original feita por Michael Bell). A série era exibida junto com aventuras de Tarzan, Manta e Moray e outros desenhos, dentro do show Tarzan and the Super 7. Os cinco episódios produzidos foram: The Dragon Riders, The Scarlet Samurai, The Planet Soldiers, Pegasus’s Odyssey e The Robot.
A DC Comics publicou HQs baseadas na série de TV, com roteiros de Jack C. Harris e Steve Skeates e desenhos de artistas como Mike Vosburg, Jose Delbo e Mike Nasser – com arte-final de Vince Colletta, Frank Giacoia e outros. A Editora Brasil-América (EBAL) publicou essas histórias por aqui, na época em que A Poderosa Ísis era exibida na TV. ¤
Links:
www.angelfire.com/tv2/isis/cameron.html
www.spiritualitea.com/isis/isistv.shtml
|