Arte de Ig Barros e Cores de Puli para o Artigo Filosofia da Lâmina, Dragão Brasil. Clique na imagem para ampliá-la
O Círculo é um conjunto de
escritores (Aguirre Chaves, Giltônio Santos , Paulo Biét, Rafael Rocha, Rafael Santos, Richard Garrell, Tiago Marinho),
ilustradores (Ig Barros, Paulo Henrique ou Puli) e
Designers (Leonardo Bracarense,Frederico Augusto), mas antes de tudo amigos, que se reuniram com o intuito de desenvolverem profissionalmente materiais relacionados a RPG na forma de artigos, ambientações e suplementos. O grupo visa elaborar material de qualidade que sirva tanto para jogadores quanto para mestres, ampliando suas opções de campanha, sanando dúvidas ou estabelecendo novas fronteiras a serem exploradas.
A equipe se apresenta estruturada de maneira
freelancer, ou seja, encaminhando seus trabalhos a diversos clientes, escrevendo para publicações, editoras e lidando com variados mundos e sistemas de regras, atuando com base nas linhas editorias já estabelecidas, porém com a liberdade de criar também seus próprios projetos inéditos. Atualmente são responsáveis pela seção
Dicas de Mestre da Revista especializada em RPG a
Dragão Brasil. Confira a entrevista:
SoBReCarGa - Como começou essa iniciativa? De onde vocês se conheciam, enfim já eram conhecidos ou começaram a arrebatar tudo que era profissional em BH?
Giltônio - Basicamente nenhum de nós conhecia todos os outros inicialmente, éramos dois grupos de amigos que se juntaram com o mesmo objetivo. Em nenhum momento a iniciativa passou por uma tentativa de sair catando profissionais de BH, foi muito mais uma questão de uns conhecerem outros com esse interesse comum, que era trabalhar profissionalmente com rpg. Alguns membros do grupo apareceram um pouco depois, como o Puli e o Leo, mas o núcleo de escritores e nossas idéias são os mesmos desde as primeiras reuniões.
Rocha - A proposta nunca foi de juntar profissionais de BH, até porque quase todos nós não tínhamos experiência com o mercado de RPG, apesar de jogar a um tempo. Foi muito mais uma questão de uns conhecerem outros com este interesse comum: trabalhar profissionalmente com RPG.
Como foi o contato inicial com a Dragão Brasil?
Aguirre - O Richard já tinha escrito algumas matérias para a DB, e conhecia melhor que os outros o funcionamento e demandas da revista. Através desse contato que chegamos à eles. Inicialmente faríamos as resenhas de alguns livros, mas surgiu a oportunidade de fazermos a seção "Dicas de Mestre", e essa acabaria sendo nossa maior colaboração com a revista nos meses seguintes.
Garrel todos afirmam que você foi o contato inicial com a Dragão, do Círculo quer falar um pouco sobre isso?
Garrel - Eu faço parte de listas de discussão a muito tempo, então já trocava algumas idéias com o Trevisan a alguns anos, mas nada muito forte. Comecei a escrever para a Dragão Brasil por intermédio da RedeRPG, onde eu sou redator e o pessoal da Dragão se interessou por alguns artigos e resenhas. A partir daí, com o contato com o Trevisan já estabelecido, as coisas foram mais tranqüilas, não tivemos dificuldade em enviar material para a revista, mas sempre observamos o que a
DB procura.
Por que a escolha do sistema D20 para dar vazão a suas idéias?
Giltônio - Na verdade, trabalhamos com vários sistemas O D20 é um deles, e realmente utilizamos esse sistema com certa freqüência, como nas matérias para a
DB. Sempre que possível, no entanto, gostamos de lidar com uma gama maior de opções, como é o caso no
Ariman, nosso primeiro
netbook, sobre uma força de mercenários com o mesmo nome, e que sairá com regras para os sistemas Daemon, Ação!!! e GURPS.
O que é estar atentos ao que a Dragão procura? O que a revista tem como foco no momento? E já entendendo a pergunta, e como você ou vocês vêem a aceitação do público quanto a estes trabalhos?
Rocha - Desde o começo eles demonstraram interesse em nossas matérias de apoio aos mestres e jogadores e resenhas, o que facilitou nosso trabalho. Além disso, estamos sempre atentos às listas de discussões, que são fontes de muitos feedbacks interessantes. Em relação a nossos trabalhos a aceitação tem sido muito boa, temos recebido uma boa quota de e-mails , além de elogios aos
Web Enhancements e visitas ao site.
Rafael Santos -
Web enhacement é um termo usado pelas editoras para designar os complementos ao material impresso que são divulgados via internet. O Círculo optou pelo uso de
Web Enchaments como forma de oferecer material extra ao leitor e disponibilizar material exclusivo em nosso site.
Qual o fator que o D20 tem para ocasionar feito tanto "barulho" nestes últimos tempos, não seria também por que um dos sistemas mais forte jogados no Brasil, o Storyteller perdeu força com toda essa reformulação, até a chegada dos novos livros básico, como o Réquiem, o World of Darkness ou o Forsaken?
Aguirre - Bem, os jogos medievais sempre foram populares aqui no Brasil, desde a época do
Hero e
Dragon Quest. Recentemente, a vantagem que o D20 tem sobre os outros sistemas, em termos de publicação, está relacionada ao seu conteúdo aberto. Já quanto a linha Storyteller, é difícil comparar, pois os novos materiais ainda não foram traduzidos, apesar de poderem ser encontrados aqui em inglês. Grande parte da "força" do D20 atual é que diversas editoras diferentes agora tem liberdade para utilizar o sistema.
Parece que além de vocês estarem produzindo textos para a Dragão, logo estarão com coluna ou colunas na Rede RPG? Do que ela tratará especificamente? Enfim o que podemos esperar?
Giltônio - Eu costumo dizer que gosto muito de escrever para o mestre, pois normalmente ele se preocupa muito mais com o jogo do que os jogadores, então essa coluna falará para os mestres que estejam desenvolvendo seus próprios cenários de campanha. Falaremos de tudo, desde a geografia até a cosmologia e a sociedade de um mundo de fantasia. Podem esperar muitas divagações, mas pelo menos tentaremos fazer com que seja agradável pra qualquer mestre que já criou ou está criando um cenário de fantasia ler.
Como o Aguirre disse, temos uma cultura de jogos "medievais", mas aí chega o Storyteller com seu mundo gótico e mais contemporâneo, e agora o Ação!!!, com suas temáticas mais cinematográficas. Será que teremos mais projetos nessa linha, quero dizer "dias de hoje"?
Rafael Santos - Acreditamos que o mercado esta se expandindo, tanto no gênero de fantasia como no gênero moderno, como mostram os lançamentos do
Ação!!! e do novo
Mundo das Trevas. Dentro dessa temática, além do já citado netbook da
Ariman, o Círculo está preparando uma matéria para a DB que irá apresentar 12 monstros inéditos para
Ação!!!.
Vocês do Círculo acreditam que o RPG possa ser usado como instrumento de pedagogia e educação? E na opinião de vocês o que falta para acontecer?
Garrel - Acredito que o RPG pode funcionar muito bem como ferramenta pedagógica, como várias experiências no Brasil têm demonstrado, mas o Círculo não tem esse objetivo como principal enfoque, embora apóie iniciativas nessa área.
Ilustrações por Puli, artes conceituais para o netbook Varna. Clique na imagem para ampliá-la
Em entrevistas anteriores com Sam Hart e Rod Reis, percebi que o RPG abriu um mercado novo para os ilustradores nacionais. Como é o trabalho e o relacionamento dos quatro profissionais do Círculo? E quem são eles?
Puli - O relacionamento dos escritores com os ilustradores e designers do Círculo é o mais tranqüilo o possível, afinal alguns de nós são amigos e jogam RPG juntos há muito tempo, o que facilita muita na hora de transmitirmos o que desejamos em uma ilustração ou arte visual e cria um ambiente descontraído que favorece as trocas de conselhos, criticas e o surgimento de novas idéias.
Rafael Santos - Além disso, tentamos fazer sempre com que todos os envolvidos nos projetos participem de todas etapas, não gostamos de escrever primeiro e depois pedirmos para que a ilustração e o design sejam feitos, pelo contrário colocamos todo mundo a par de tudo desde o início.
Rocha - Os quatro profissionais do Círculo são: Paulo Henrique e Ig Barros, nossos ilustradores. O Ig já trabalha profissionalmente com ilustração há um bom tempo, e estudou com alguns de nós. No caso do Paulo Henrique (Puli), tivemos a sorte de conhecer através do Paulo Biét, escritor do Círculo, e ficamos impressionados com os desenhos dele - que foram inclusive muito elogiados na apresentação do
Varna no
Nação HQ. E temos também o Leo, que desenvolveu o nosso site e o Frederico, que são nossos designers e conhecidos de longa data de outros integrantes do Círculo. Ambos trabalham profissionalmente como
designers e estão contribuindo muito na criação de nossos dois
netbooks.
Na opinião do Círculo, por que RPG andou esquecido? E como é o panorama atual dele dentro do mercado editorial e a receptividade entre os jovens?
Aguirre - Não achamos que houve uma "crise" no mercado de RPG nacional. Houveram sim algumas políticas equivocadas quanto ao lançamento de algumas linhas aqui, o que inclui a demora e o adiamento de suplementos e livros de diversos sistemas.
Rafael Santos - Mas o mercado continua em expansão, em grande parte graças à iniciativa da Wizards of the Coast de disponibilizar o Sistema D20 em Licença Aberta.
Quais os projetos que o Círculo anda preparando para 2005?
Rocha - Por enquanto estamos dando mais atenção para nossos projetos do primeiro semestre de 2005, que são três:
Varna, o
netbook da
Ariman e a coluna na
Rede RPG. O
netbook de Ariman, a organização mercenária que teve seus comandantes publicados na
Rede RPG, sairá em fevereiro, com as fichas publicadas na
Rede RPG e uma segunda parte inédita, que será composta por descrições sobre o resto do efetivo da
Ariman, seus modos de operação, equipamentos que utilizam, organização interna, além de dicas de como fazer aventuras com o grupo de mercenários e de novas ilustrações.
Garrel -
Varna será um mini-cenário de fantasia que iremos publicar como
netbook em breve. De caráter customizável, podendo ser encaixado em uma campanha já existente (mas também funcionando de maneira independente, se o Mestre assim desejar), cujo foco é a guerra entre três raças em um vale de grande poder místico.
Giltônio - A coluna semanal na
Rede RPG, que já foi citada acima, e tem por objetivo falar sobre o desenvolvimento de cenários de fantasia. Deve estrear na segunda metade de fevereiro, provavelmente toda sexta feira.
Com essa, fechamos a entrevista, agradecemos a todos o tempo disponibilizado por cada um e sucesso nos seus projetos. Um abraço. ¤
Links:
O Círculo:
paginas.terra.com.br/informatica/poder/ocirculo/html
Rede RPG:
www.rederpg.com.br
Editora Daemon:
www.daemon.com.br