Retrospectiva cartunica 2004

Por Raphael Di Cunto — Terça, 14 de dezembro de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Apesar dos problemas no computador, consegui escrever a coluna desta semana (que está bem atrasada, diga-se de passagem). Peço desculpas para todos, e vamos ao que interessa.

Mesmo não estando tão próximo assim do final do ano, resolvi fazer uma retrospectiva sobre o que aconteceu de bom e de ruim este ano aqui no Brasil em relação aos desenhos animados.

Podemos avaliar o ano como tendo sido bom. Vários desenhos estrearam, novas temporadas vieram, mas o que considero mais importante é o sucesso que eles estão fazendo na tv aberta. Cavaleiros do Zodíaco está fazendo um enorme barulho, sendo um dos programas mais assistidos da Band. Espero que com seu sucesso tenhamos mais desenhos ano que vem (e não apenas reprises, como as de Tenchi Muyo).

Ainda na tv aberta, vários desenhos continuaram fazendo sucesso na Rede Globo, destacando-se Dragon Ball, Bey Blade e a mais recente estréia, Pokemon. No SBT, poucas estréias, mas bem escolhidas, como X-Men: Evolution e Super Choque.

Uma das coisas que vejo como mais benéficas é a Mega-Liga de VJs Paladinos, que não tem um roteiro muito bom, nem uma animação excelente, mas destaca-se por ser um desenho totalmente brasileiro, e ser um dos programas de maior sucesso da MTV. Além disso, também teremos um filme sobre eles, a ser lançado em 2005.

Tivemos também o CineGibi- O Filme da Turma da Mônica, que, apesar de não ser o primeiro a ser lançado nos cinemas (leia mais aqui) é o mais recente e invoca uma retomada da turma nos cinemas, como o próprio Maurício de Souza afirmou.

Mais desenhos brasileiros começaram a ser produzidos, como Holy Avenger, baseado na HQ brasileira de maior sucesso dos últimos tempos. Marcelo Cassaro, consagrado autor de RPGs, deu-nos uma entrevista a respeito da produção do desenho (que você pode ler aqui), e disse que a intenção é produzir 3 temporadas, cada uma com 13 episódios. Uma excelente notícia.

Também foi produzido Curupira, em um projeto extraordinário da Multirio, o Juro que Vi, onde crianças ajudaram a desenvolver o desenho.


Além disso, o Cartoon Network está investindo nas animações nacionais, principalmente com o Projeto Cartum Netiorque . Nele, os personagens Overman, Os Pescoçudos e Geraldinho tem suas tirinhas animadas e exibidas durante os intervalos do Cartoon. Um projeto digno de nota (embora eu só goste das tiras do Overman).


Outra animação produzida pelo Cartoon que eu achei interessante foi do Concurso Operação 6 (leia mais aqui, que iria transformar em desenho animado uma criança escolhida, fazendo uma vinheta com ela. Apesar de ser uma idéia muito boa, o produto final ficou terrível. Além de usarem cenas do desenho original, os desenhos ficaram mal feitos e a animação sem graça.

Nos canais pagos, tivemos as estréias de alguns bons desenhos, como Yu Yu Hakusho e Astroboy, no Cartoon, Megaman NT Warrior, no Jetix (antiga Fox Kids), entre outros.

No exterior, tivemos vários desenhos bons sendo lançados, principalmente no cinema. Pode-se destacar Full Metal Alchemist, de Hiromu Arakawa, Ghost in the Shell 2 Inocence, do brilhante Mamoru Oshii, Saint Seiya Tenka Hen (que provavelmente muitos fãs já assistiram, incluindo eu, pois está sendo exibido na maioria das convenções de anime), de Masami Kurumada, entre muitos outros (seria injustiça fazer uma lista muito grande, pois eu sei que acabarei cometendo alguma injustiça).

Para finalizar, saindo um pouco do campo dos desenhos e olhando para as excelentes animações que pintaram este ano nos cinemas, temos o engraçadíssimo Sherk 2, o recente Os Incríveis e o vindouro Bob Esponja Calça Quadrada (que é desenho mesmo, mas acho interessante coloca-lo aqui, pois fará bastante sucesso). Enfim, muitos desenhos de boa à excelente qualidade, que fizeram com que este fosse um ótimo ano para as animações. Até a próxima coluna.




VEJA TAMBÉM...
16/10 > O Curupira: obra inédita de Flavio Colin
17/07 > Trailer da nova animação da Turma da Mônica
22/06 > Ragnarök vira desenho animado
07/06 > Turma da Mônica pode ir para a Panini
26/01 > Muitas estréias no Cartoon em fevereiro
01/12 > Cartunistas brasileiros no Adult Swim, do Cartoon Network
16/11 > Mônica nos cinemas em 2006
17/10 > Novos episódios da Turma da Mônica
15/08 > Antes tarde do que nunca
10/08 > Cartoon Network: Sabemos do que você realmente gosta
09/05 > Batman, Guerras Clônicas e AnimABC
02/05 > Desenhos animados em maio: O Batman e muitas outras estréias
25/02 > Estréias de março dos canais de desenhos
21/02 > Duas novas estréias no Cartoon Network
16/02 > Midway produz jogos baseados em desenhos do Cartoon Network
15/12 > O avesso do lado direito – Ato 2 de 3: Laerte & Angeli
03/12 > Destaques de dezembro dos canais de desenhos
12/11 > Destaques de novembro dos canais de desenhos animados
27/10 > Começa hoje o Cartum Netiorque
22/09 > Concurso Operação 6 acaba no final de semana
06/09 > Panini lanças HQs do Cartoon Network e da Warner
30/08 > Projeto Cartum Netiuorque
26/07 > O Curupira premiado em São Paulo
26/07 > A Turma da Mônica: do gibi para a tela grande
20/07 > Mais um prêmio para o Curupira
09/07 > Cine Gibi, o Filme - Turma da Mônica
07/07 > Nós vimos: CineGibi, o Filme - Turma da Mônica
30/06 > História dos desenhos
29/06 > Megas XLR chega ao Cartoon Network
17/06 > Sem objetivos
02/06 > Estréias de junho do Cartoon
31/05 > Cartoon Network investe nas animações nacionais
28/05 > Copa Toon em São Paulo
12/05 > Desenhos Brasileiros
07/05 > O Curupira premiado em Recife
23/04 > Guerras Clônicas- Parte II
19/04 > Guerras Clônicas - Parte I
19/04 > Mauricio de Sousa e Paulo Coelho juntos em álbum da Turma da Mônica
23/03 > Yu Yu Hakusho
10/03 > Star Wars: Confira as estréias na TV
26/02 > Mudanças no desenho da Liga da Justiça
01/01 > Overman é Laerte no minimalismo
30/12 > Atrações de janeiro no Cartoon e no Boomerang
02/12 > Jovens Titãs no Cartoon Network
24/11 > Devir lança Overman: o Álbum! O Mito!
31/10 > Johnny Bravo em versão carne-e-osso
16/10 > Mídia para os pequenos: uma grande preocupação
08/10 > O Curupira na TV

 

COMPRAS
CD > Red Carpet Massacre (Duran Duran)
DVD > A Dama de Honra
Eletrônicos > TV 32" LCD Design Collection c/ 2 HDMI e Entrada PC 32PFL5403 Philips
Foto etc. > Câmera Digital 10.1 MP S1030 Samsung + Cartão SD 2GB + Carregador
Game > Jogo PC Copa do Mundo Fifa 2006
Informática > Estojo de Cinto Treo 600 com Protetor de Câmara
Livro > Sagarana (Joao Guimaraes Rosa)
Brinquedos > Notebook da Barbie Junior c/ 25 Atividades

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia