Nós vimos I: O Expresso Polar

Por Guilherme Machiavelli — Sexta, 26 de novembro de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!


Bonito, bem feito, mas continua sendo apenas mais um...

Entre cenas de montanha russa, paisagens fantásticas e animações de computador com movimentos perfeitos, parece que falta alguma coisa. O Expresso Polar é, obviamente, um filme de natal, feito para crianças. E, como história de natal, ele convence muito bem: crianças vencendo dificuldades, aprendendo lições de grande importância para a vida, fazendo novos amigos ao som de músicas à la jingle bells e similares. Infelizmente, O Expresso Polar não vai muito além disso.

Robert Zemeckis que dirigiu antes sucessos como Forrest Gump e Uma Cilada para Roger Rabbit, ambos filmes que realmente chamaram a atenção, por contarem uma história interessante, por trazerem algo de novo. Enfim, o que fez desses dois filmes grandes filmes não está presente em O Expresso Polar.

Pode-se começar pela história. Retirada do livro de mesmo nome do escritor Chris Van Allsburg, a trama do filme é superextendida: na versão original, o garoto sem nome entrava no trem e ía até o Pólo Norte para descobrir se Papai Noel realmente existe. No filme, há vários pontos politicamente corretos que foram colocados por motivos, no mínimo, não muito claros. A garota negra é um desses pontos, o garotinho que está sempre sozinho e no final aprende a ter amigos é outro. Eles parecem estar lá “incrementando” o espírito de natal, passando valores como a amizade é importante, somos todos iguais, devemos encarar nossos próprios medos. Por um lado, talvez não se possa esperar muito mais de um desenho de natal feito para ser o blockbuster desse final de ano, mas, ainda assim, com Robert Zemeckis e Tom Hanks esperava-se mais.


Não que o filme não seja interessante e agradável em vários momentos: as cenas no estilo montanha russa são impressionantes, e o mesmo pode-se dizer do primeiro vôo da passagem dourada da garotinha. Existem outras cenas que são maravilhosas, belas ao extremo, como o trem subindo uma montanha no meio da noite, com uma lua gigantesca aparecendo no topo da tela e as luzes da locomotiva refletindo de leve pelo gelo e pela neve. E aí talvez se possa chegar no que pode ser o ponto principal do porquê o filme, como um conjunto de fatores que fazme de um filme ser bom, dentre os quais o visual é apenas um, não consegue satisfazer de verdade.

Chris Van Allsburg escreveu um livro de 32 páginas que foi um sucesso por dois motivos: primeiro, era uma história simples, sem grandes reviravoltas, sem nem pretender ser uma grande história realmente, mas que conseguia, por sua simplicidade, ser comovente e incorporar sentimentos de uma forma sincera; segundo, suas ilustrações eram descomunalmente bonitas.


E o filme O Expresso Polar é extremamente belo; na verdade, um dos objetivos de Zemeckis era reproduzir todas as ilustrações do livro em algum momento do filme. No que toca ao visual, a efeitos especiais, à beleza, com exceção de alguns efeitos estranhos (como os olhos totalmente sem vida das personagens), o filme é irrepreensível. Mas, como uma história simples e curta sem nenhum grande acontecimento ou inesperado não produz um longa-metragem, eventos foram sendo enxertados à trama, até que ela acabou por perder o que a fazia ser tão cativante e sincera. E assim o filme acaba deixando aquela sensação de ser simplesmente mais um filme de computação gráfica, bonito, bem feito, mas que continua sendo apenas mais um. ¤




VEJA TAMBÉM...
27/11 > Promoção O Expresso Polar
27/11 > Nós vimos: O Expresso Polar
26/11 > Nós vimos II: O Expresso Polar
26/11 > O Expresso Polar
05/11 > Os indicados ao Oscar de Animação
03/06 > Novo trailer de The Polar Express
12/01 > Nova imagem de Tom Hanks em The Polar Express

 

COMPRAS
DVD > Rambo III (Sylvester Stallone)
Eletronico > DVD Player c/ HDMI e Karaokê Cabo HDMI Incluso DVP3980KX Philips (Philips)
Game > Jogo PS3 The Godfather Don´s Edition
Informática > Caixa de Som com Subwoofer E3100 - 2.1
Livro > Authority: sob Nova Direção (Warren Ellis, Bryan Hitch)
CD > Malhação Internacional 2005 (Vários)
DVD > Amor sem Fim (James Spader, Brooke Shields, Martin Hewitt, Tom Cruise)
Eletronico > Televisor 29" Ultra Slim Line com Crystal Clear 29PT9467C Philips (Philips)

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia