Deus Ajuda

Por Luiz Eduardo Ricon — Quinta, 18 de novembro de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!


Eric Clapton já esteve no céu, alçado às alturas por seu talento na guitarra e endeusado nos muros de Londres no começo da carreira. Depois, decaiu ao inferno das drogas, passando por uma fase prá lá de barra pesada nos anos 70. Graças a uma grande ajuda dos amigos, o guitarrista conseguiu superar os problemas e retomar a carreira (a musical, claro...)

Infelizmente, nem todo mundo consegue fazer o mesmo. São muitos os que se perdem (ou perdem a vida) por causa dos demônios do álccol e das drogas. Dos amigos e parente mais próximos até os ídolos distantes, todos nós já ouvimos ou contamos histórias horríveis sobre o abuso de substâncias, e muitas delas não têm um final feliz.

Mas Eric Clapton, que comeu o pão que o diabo amassou nas encruzilhadas da vida, resolveu fazer alguma coisa e em 1993, arregaçou as mangas para fundar o Crossroads Center, um centro de excelência no tratamento dos dependentes do álcool e das drogas, localizado na aprazível ilha de Antígua, no Caribe.

Como o próprio Clapton explica, o centro foi criado para ser um refúgio seguro onde os dependentes químicos do Caribe e de todo o mundo pudessem encontrar um tratamento de nível internacional por preços acessíveis. Além disso, por ter uma finalidade filantrópica e não-lucrativa, o centro ainda desenvolve pesquisa e dá apoio financeiro na forma de bolsas de estudos para fazer muito mais do que curar o corpo, mudando para melhor a vida das pessoas que o procuram.

Desde então, sempre que pode, Eric Clapton dá um jeito de inserir na sua agitada agenda algum tipo de evento que divulgue o trabalho do centro e também gere alguma receita. Foi assim com alguns de seus shows nas últimas turnês, com um concorridíssimo leilão onde Clapton colocou à venda algumas de suas mais preciosas e valiosas guitarras, as mesmas com as quais ele ajudou a compor a trilha sonora do rock e do blues contemporâneo.

Sua mais recente iniciativa foi organizar um enorme festival em Dallas, no Texas (a terra do blues), onde, durante quatro dias, Eric Claton se uniu a alguns dos maiores e melhores guitarristas vivos para celebrar a música, homenagear o blues (o gênero ao qual Clapton regularmente retorna, sempre reverente) e, é claro, levantar uma graninha para o Crossroads Center.

Chamado de Crossroads Guitar Festival, esse mega-evento contou com shows, workshops e exposições, além de ter sido totalmente gravado e filmado. O resultado dessas gravações foi editado e lançado agora em novembro na forma de um DVD duplo com mais de 4 horas de música, já disponível nos EUA.

Só pela lista dos guitarristas que participam dessa festa, a gente já tem uma bela idéia do que deve ter sido este festival. Vejam só o setlist do DVD:

Disco Um:
"Cocaine," Eric Clapton
"Love in Vain Blues," Robert Lockwood Jr.
"Killing Floor," Clapton, Robert Cray, Hubert Sumlin and Jimmie Vaughan
"Sweet Home Chicago," Clapton, Cray, Buddy Guy, Sumlin and Vaughan
"Six Strings Down," Clapton, Cray, Robert Randolph and Vaughan
"Rock Me Baby," Clapton, Guy, B.B. King and Vaughan
"I Am a Man of Constant Sorrow," Dan Tyminski and Ron Block
"Road to Nash Vegas," Tyminski and Block
"Copperline," James Taylor with Jerry Douglas
"Steamroller," Taylor and Joe Walsh
"Oklahoma Borderline," Vince Gill and Douglas
"What the Cowgirls Do," Gill and Douglas
"After Midnight," J.J. Cale with Clapton
"Call Me the Breeze," Cale with Clapton
"March," Robert Randolph & the Family Band
"Green Light Girl," Doyle Bramhall II
"Incident at Neshabur," Carlos Santana
"Jingo," Santana with Clapton
"City Love," John Mayer
"Your Body Is a Wonderland," Mayer

Disco Dois:
"Rag Bihag," Vishwa Mohan Bhatt
"Tones for Elvin Jones," John McLaughlin
"Josie," Larry Carlton
"Question and Answer," Pat Metheny
"Going Down Slow," Honeyboy Edwards
"Time Makes Two," Robert Cray
"Give Me Up Again," Jonny Lang
"Neighborhood," David Hildago
"Whispering a Prayer," Steve Vai
"Desert Rose," Eric Johnson
"Funk 49," Joe Walsh
"Rocky Mountain Way," Walsh
"I Shot the Sheriff," Clapton
"Blues in C," Clapton
"Cause We've Ended as Lovers," Clapton and Jeff Beck
"La Grange," ZZ Top
"Tush," ZZ Top

É claro que uma parte dos direitos autorais sobre a venda do DVD serão revertidos para o Crossroads Center, o que deve ajudar a garantir um lugarzinho no céu para aqueles que, como eu, estão ansiosos para assistir (e comprar!) essa preciosidade.


Nota: Se você ficou na fissura e não consegue esperaraté esse DVD chegar ao Brasil, pode assistir aqui a dois trailers e um vídeo inédito com o hit Cocaine.




VEJA TAMBÉM...
02/09 > De volta pra casa
07/12 > Ménage à trois
09/11 > Specially for her
06/05 > Aumenta que isso aí é Rock n' Roll!
02/04 > Clapton - Dez anos, dois álbuns e uma missão.
15/03 > Clapton dá uma mão à EXPO 2005
13/02 > A guitarra preferida de deuses do rock completa 50 anos
07/02 > Eric Clapton saúda Robert Johnson

 

COMPRAS
Informática > Notebook 15.4 AMD TURION DV6650BR 1GB 120GB DVD Vista Premium - HP
Livro > A Roda da Vida: Memória do Viver e do Morrer (Elizabeth Kubler Ross)
CD > Fernanda Porto: ao Vivo (Fernanda Porto)
DVD > Além da Linha Vermelha + Vale Ingresso (Adrien Brody, Jim Caviezel, George Clooney, Sean Penn, Woody Harrelson)
Eletronico > TV 40" LCD Full HD c/ 3 HDMI e Entrada p/ PC Série 5 Samsung (Samsung)
Game > Jogo PS3 NBA 07
Informática > Notebook 15.4 Celeron C710BR 512MB 80GB DVD Linux - HP
Livro > Eu, Malika Oufkir: Prisioneira do Rei (Malika Oufkir, MichÈle Fitoussi)

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia