|
Álvaro Moya me ligou, Ridley Scott não...
Por Eloyr Pacheco — Quarta, 15 de outubro de 2003
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|
VAPT-VUPT
O professor Álvaro de Moya me telefonou agradecendo a veiculação que fiz de anúncios para divulgar o seu mais recente livro, o Vapt-Vupt. Este livro, uma edição da Clemente & Gramani Editora, reúne uma série de artigos escritos por Moya, e publicados na revista ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).
A idéia do livro não é nova, – discutimos tal compilação em 1997 – sua realização é que se tornou algo complicado, mas sabiamente administrável, tanto é que Moya encontrou um caminho editorial para a realização do projeto.
Moya é, sem dúvida, uma das maiores autoridades sobre quadrinhos no Brasil, e também do mundo. Na sua bibliografia estão os livros: Shazam! (Editora Perspectiva), História da História em Quadrinhos (Editora Brasiliense), O Mundo de Disney (Geração Editorial), Anos 50/50 Anos (Editora Opera Graphica) e Literatura Brasileira em Quadrinhos (Nova Fronteira), neste último como co-autor.
“Não precisa me agradecer, Moya” – respondi – “estou apenas retribuindo as boas gargalhadas que você me proporciona em nossos jantares ocasionais”. Aliás, gostaria muito que esses jantares fossem mais freqüentes.
BLADE RUNNER
Encontrei uma edição de Blade Runner em quadrinhos que eu nunca tinha ouvido falar.
Em 1982, a Marvel Comics publicou uma adaptação em quadrinhos do cultuado filme de Ridley Scott. A adaptação do roteiro original ficou por conta de Archie Goodwin, e a arte é de Al Williamson e Carlos Garzon. O trabalho é muito bem realizado, em nada lembra as atuais adaptações de filmes para quadrinhos que parecem ter tido acesso restrito à matéria-prima necessária para se fazer algo realmente interessante. Isso não é uma crítica, é uma constatação.
Como a edição me surpreendeu, fui atrás de informações. Gosto de fazer isso para saber como certas coisas funcionam. Blade Runner é a edição número 22 da série Marvel Super Special. Só para vocês terem uma idéia do que é essa coleção: a 3 é Contatos Imediatos do Terceiro Grau (publicado no Brasil pela Bloch); a 15 é Star Trek, o primeiro filme (publicado no Brasil pela Abril); a 16 é Star Wars – O Império Contra-Ataca (publicado pela Abril a partir de Hulk #25); a 21 é Conan O Bárbaro (publicado pela Abril) e a 29 é Greystoke – A Lenda de Tarzan (publicado pela Ebal).
Clique em cima das imagens para vê-las ampliadas
Outras, nunca saíram aqui: a 18 é Caçadores da Arca Perdida; a 27 é Star Wars - O Retorno de Jedi; a 36 é Duna, e a 37 é 2010... Chega! Porque isso nunca saiu aqui?
Pelo menos uma reflexão essa pesquisa me proporcionou: possivelmente a não publicação de material legal como esse seja responsável para que hoje não tenhamos ainda mais vívido o interesse pelos quadrinhos...
Semana que vem a gente conversa mais um pouco.
Até lá!
|