 |
Reinos de Ferro e Senhores da Guerra
Por Deivison Pacheco — Sexta, 16 de julho de 2004
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|
Iron Kingdoms
O pessoal da Privateer Press usou uma tática estranha para promover seu cenário de aventuras para Dungeons & Dragons, o Iron Kingdoms (Reinos de Ferro). Eles, ao invés de lançarem o(s) livro(s) básicos primeiro (como todo mundo faz), fizeram o caminho inverso, lançaram três aventuras (A trilogia do Fogo das Bruxas, trazido para o Brasil pela Jambô Editora), depois foi o Monsternomicon (o livro dos monstros, ainda não lançado aqui), depois o Lock & Load: Iron Kingdoms Character Primer (um tipo de guia para criação de personagens que ainda traz mais detalhes do cenário, também não foi lançado aqui ainda). Isso tudo num intervalo de quase dois anos.
E somente agora, em junho de 2004 a editora liberou o Full Metal Fantasy, Volume One: Iron Kingdoms Character Guide o primeiro volume dos dois livros básicos do cenário. O próximo livro, Full Metal Fantasy, Volume Two: Iron Kingdoms World Guide ainda não tem data para lançamento, mas especula-se que será antes do fim deste ano.
Tá, mas o que esse Iron Kingdoms tem de legal? Bom. IK é um cenário que basicamente mistura Tecnologia Vapor, Pólvora e aventuras de Fantasia Medieval.
Não, não torça o nariz, eu mesmo torci quando vi o anuncio pela primeira vez, mas me surpreendi quando tive a oportunidade de ler o material, ainda em inglês, pela primeira vez. Eles conseguiram pegar uma mistura que não tinha nada para dar certo e fazer um ótimo produto. IK de fato, tem um pouco de tudo, ele tem um ambiente vasto e bem amarrado, com histórias interessantes, Lendas, complicações política e intrigas suficientes para quem gosta de puro Roleplaying, mas também tem uma penca de regras e novas armas, novas classes, novas raças e mais um monte de jeitos de montar aqueles personagens "combados" para uma aventura de puro "Matar, pilhar e destruir". A presença da tecnologia à Vapor e da Pólvora são bem dosados e não atrapalham em nada parte de Fantasia, muito pelo contrário, o mérito dos criadores é justamente o jeito como esses dois elementos se misturam um com o outro.
Aliado a isso vem o EXCELENTE acabamento dos livros. O Monsternomicon, por exemplo, tem um projeto gráfico muito legal, com ilustrações de cair o queixo. Todos os livros seguem o mesmo padrão de apresentação e para falar a verdade eu estou muito curioso para ver como ficaram os dois livros básicos do cenário.
Todos esse fatores juntos, tem feito Iron Kingdoms um produto muito bem aceito nos EUA e na Europa e parece que com os livros básicos saindo a tendência é só melhorar.
No fim das contas, se você não estiver afim de acreditar em mim, compre (o preço é bom!) e jogue as duas aventuras da Trilogia do Fogo das Bruxas (A Mais Longa das Noites e A Sombra do Exilado) que já foram traduzidas e lançadas aqui no Brasil pela Jambô Editora e tire suas próprias conclusões (a terceira aventura está à caminho). Você ainda pode ir no site da Privateer Press e dar uma olhada no monte de previews que tem lá. Aposto que você vai gostar.
Warlords Of The Accorlands
Esse é um projeto ambicioso da Alderac Games. Para quem não conhece, a Alderac é responsável pelos aclamados (pelo menos lá fora) 7th Sea (um rpg muito caprichado num cenário de pirataria, com duelos, magia, intrigas), Legend Of The Five Rings (aventuras no Japão Medieval Fantástico, muito bom) e por vários outros títulos para d20 system (como o Spycraft e os sourcebooks para D&D como EVIL e GOOD, todos excelentes por sinal).
Warlords of the AccordLands é baseado no cardgames homônimo, também produzido pela prórpria editora, mas que não faz taaaaaanto sucesso assim lá fora. A proposta da Alderac é expandir (expandir mesmo) o universo de Warlords fazendo o que eles dizem ser "a experiência máxima em RPG de Fantasia" (numa tradução livre).
De acordo com a editora, serão quatro livros de aproximadamente 300 páginas (!), totalmente coloridos e trazendo absolutamente TUDO que você precisa para jogar em AccordLands, nada de um monte de livros com um monte de regras, TUDO vai estar nesses quatro livros.
O primeiro livro, o Master Codex trará as regras para criação de personagens, dezoito novas classes, cinquenta novas classes de prestígio, cem páginas com magias antigas e novas, equipamentos e novas regras para combate. O segundo livro , World Atlas, vai trazer mapas, estatíticas para os vários NPC´s, items mágicos, aventuras e uma descrição completa do locais do cenário. O terceiro livro, Monsters and Lairs, trará mais de 100 novas criaturas, um novo conceito de encontros e táticas e regras para usar monstros como personagens do jogador.O quarto livro, Campaing Adventure Book, fecha o time trazendo 25 aventuras completas, mais monstros e mais NPC´s.
UFA! Os números impressionam, não é? A Alderac vem disponibilizando seguidos previews de raças, classes, divindades e outros detalhes sobre o cenário em seu site e do pouco que consegui efetivamente ler, realmente parece interessante. (Os textos no site da editora são, no mínimo, "entusiásticos").
Não existe ainda nenhuma data para lançamento, nem mesmo estimativas, então é esperar para ver.
Links:
Privater Press: www.privateerpress.com
Alderac Games: www.warlordrpg.com
Jambô Editora: www.jamborpg.com.br
|
 |