Eu nunca vi Marlon Brando

Por Tiago Cordeiro — Terça, 6 de julho de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

A primeira coisa que você pensa quando lê essa frase é que sou algum retardado mental que se presta a escrever sobre cinema sem nunca ter assistido a um só filme com o ator Marlon Brando, falecido na última sexta-feira.

Não é isso. A verdade é que poucas vezes na minha vida lembro de ter visto o ator em entrevistas ou festividades, pois quando mais o vi, ele não era Brando, mas apenas seu personagem nos filmes que fez. Não atuava, era.

Marlon Brando influenciou toda uma geração de atores como Al Pacino e Robert de Niro, que não chegam aos seus pés. Talvez o maior ator do cinema norte-americano, Brando apresentava-se como outra pessoa em cada novo trabalho. Tente encontrar alguma semelhança entre o coronel Kurtz (Apocalipse Now) e Don Corleone (O Poderoso Chefão), por exemplo. A fala, o olhar, a forma de demonstrar raiva e tantas coisas mais... Brando não era bem um ator, mas um amontoado de personagens que sacava de seu arsenal sempre que precisava estarrecer uma platéia. Seguidor do método Stanislavski de interpretação - que, de tão popular, passou a ser conhecido por muitos como “O Método” (que consiste na identificação psicológica entre ator e personagem) -, Brando é, inegavelmente, um ícone do cinema norte-americano, onde imortalizou uma imagem bela, masculina e fortíssima.

Eu conhecia Marlon Brando de algumas imagens antes de vê-lo realmente atuar pela primeira vez em O Poderoso Chefão (The Godfather). Não há como distinguir os traços ou qualquer expressão que lembrasse aquele galã que estava acostumado a ver nas revistas - mesmo com o material que usou para as bochechas de buldogue, a mudança era assustadora.

Brando não era só beleza, era de um incontestável e sincero talento. Capaz de superar qualquer má vontade com um filme e chamar a atenção mesmo como coadjuvante (como em Don Juan de Marcco, em que contracenava com um Johnny Depp décadas mais moço), Brando tinha uma vida bastante atribulada. O auge dessa conturbação surgiu nos anos 90, quando seu filho mais velho Christian cometeu suicídio após ser preso e condenado a cinco anos pelo assassinato do namorado de sua meia-irmã Cheyenne. A partir daí, o ator passou a ter uma vida mais reclusa, evitando o contato com a mídia.

Na verdade, Brando sempre teve problemas em lidar com o estrelato, talvez pelo passado difícil. Em sua autobiografia, revelou que a mãe tinha tendências sérias ao alcoolismo e o pai era violento. Esses problemas pessoais não o impediram de alcançar a consagração, mas o prejudicaram em inúmeros momentos da carreira. A Paramount Pictures, por exemplo, tentou impedi-lo de ganhar o papel de Don Corleone por sua má reputação em trabalhos anteriores.

Esta semana, na comunidade Orkut do SoBReCarGa, coloquei que ele poderia ter chegado mais longe se planejasse sua carreira tão bem quanto astros como Tom Cruise. Alguns colegas protestaram e me peguei escrevendo a intrigante conclusão de que “Marlon Brando foi um deus, mas podia ter sido maior”. Maior que um deus? Bem, acima de todos os erros, o mito foi imenso. E é isso que fica. Ciao Brando, va bene.




VEJA TAMBÉM...
20/06 > Descubra como ressuscitaram Marlon Brando
05/07 > Marlon Brando não existe
04/07 > Bens de Marlon Brando leiloados
01/10 > Coleção Superman - Box com 4 DVDs

 

COMPRAS
Game > Jogo PSP Winning Eleven 9 International
Informática > Telefone Voip USB BEE02 Branco
Livro > Pobreza e Exploração do Trabalho na América Latina (Pierre Salama)
CD > The Song Remains the Same- Duplo (Led Zeppelin)
DVD > Multiokê - Tributo a Legião Urbana (Legião Urbana)
Eletronico > TV 52" LCD Scarlet Full HD c/ 3 HDMI e Conversor Integrado 52LG70YD LG (LG)
Game > Game Boy Advance Dr. Mario Puzzle
Informática > Microfone com Fone de Ouvido - HS-2S

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia