17 anos de Street Fighter - Parte II

Por Raphael Di Cunto — Terça, 1 de junho de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Continuando a coluna da semana passada, voltamos a falar desse consagrado jogo de videogame, e das séries animadas que ele gerou. Confira aqui a coluna sobre as séries, porque hoje falaremos dos longas de animação.

Foram dois longas, Street Fighter - the Movie e Street Fighter Alpha, esse último menos conhecido no Brasil.

Street Fighter - the Animated Movie é o mais antigo dos dois, e conta uma história supostamente seguinte a Street Fighter- V(série sobre a qual falamos na coluna passada). Supostamente seguinte porquê, se formos analisar ambas, veremos diversas divergências na história, como, por exemplo, Cammy ser mais nova que Chun Li no filme, e mais velha na série.

Tais problemas podem ser desconsiderados apenas não considerando que uma seja continuação da outra(na verdade o desenho foi feito depois, na intenção de mostrar como os personagens do filme adquiriram seus poderes e suas relações na juventude). O único grande problema é a tradução, que ficou toscamente feita. Por exemplo, Ryu, quando solta seu poderoso Hadouken, grita Bola de Fogo, ao invés do tradicional nome do golpe, marca registrada do lutador (já conheci muitas pessoas que não conheciam o nome do personagem, mas já tinham jogado o game, e conheciam o Hadouken).

Tirando estes probleminhas, a série cumpre bem seu papel: divertir. As cenas de luta são muitas, e entre os mais diversos lutadores. No filme aparece grande parte dos consagrados street fighters, e uns outros não tão conhecidos. Ryu, como não poderia deixar de ser, é o protagonista do filme. M. Bison, como também não poderia deixar de ser, é o vilão, que busca capturar Ryu para torna-lo seu combatente mais poderoso. Fracassando nesta busca (Ryu está vagando pelo sul asiático procurando novos desafios), ele encontra um lutador com um estilo parecido com o seu, Ken Masters (ambos treinaram com o mesmo mestre, Gouken).

Sagat aparece, e apanha bastante. Ele era considerado o Street Figter n°1, até que foi desafiado por Ryu, que vence com a ajuda do Dark Hadou, uma técnica mortífera e que está tentando domina-lo. O Shoryuken foi tão violento que deixou a famosa cicatriz no peito de Sagat. Blanka é outro dos que aparecem, assim como Zangief (estes dois renegados a 15 segundos do filme, em uma pequena cena de luta), Balrog (desta vez ele luta), Dee Jay (um famoso Dj, que está se opondo a Shadowloo), Thunder Hawk (o índio de 2,30m de altura e que busca reaver suas terras no México), Dhalsim, Vega, Cammy, Fei Long, E Honda (o grande lutador de Sumô japonês, que deseja mostrar que sua arte é a melhor de todas) e o coronel Guile.

Uma personagem que causou polêmica é Chun Li, que apareceu tomando banho em algumas cenas nada discretas, pouco antes de sua luta contra Veja. Isso levou o vídeo a ser dividido em dois, um para crianças, sem as cenas (onde ela aparece com os seios descobertos), e um “para maiores de 18anos”, onde todas as cenas estão. Isso acontece porque no Japão só é considerado “para maiores” se mostrar os órgãos genitais, o que não ocorre nos EUA, com desenhos mais lights.

O desenho pode desagradar aqueles que não são fãs da série, ou desconhecem sua história. O enredo é meio fraco caso o telespectador desconheça a história, mas agrada aos fãs, uma vez que se mantém fiel a história e revela segredos do passado e futuro de certos personagens. Para aqueles que querem desligar a mente, e apreciar boas cenas de luta (não é tão difícil, isso acontece nos cinemas a toda hora...), também é uma boa escolha. O filme tem 96 minutos, foi feito pela Capcom, Inc. e Manga Entertainment, e conta com um final bem interessante (previsível, mas interessante), dando a idéia de que teremos uma continuação (o que é improvável, visto que foi feito em 94 e não temos nem mesmo boatos de que estaria sendo feito).

O segundo filme, Street Fighter Alpha, é baseado no jogo de mesmo nome, ou Street Fighter Zero no Japão. Como a história é baseada em jogos diferentes é evidente que existem divergências entre as duas histórias, mas a Capcom deixou claro que as fitas se completam. Infelizmente este anime não pode ser encontrado com facilidade, já que nunca veio a ser lançado na América do Sul, e nenhuma empresa fez o trabalho de dublagem.


Como ocorre com os outros animes, a animação é muito bem feita (está é a melhor já feita para SF, talvez por ser a mais recente, feita em 2001). Exceto por reclamações da falta de proporção dos pés (as pessoas não têm mais do que reclamar... mas é verdade). Como sempre, as cenas de luta (ponto alto da série) são alucinantes, com efeitos bem legais, e cenários bem cuidados. A trilha sonora deixa a desejar se comparada ao filme anterior, não importando se a versão é a japonesa ou americana (SF- The Movie tinha, na versão americana, diversas bandas famosas e uma excelente música em estilo Grunge, um rock underground). O filme tem 98 minutos, e foi feito pelas mesmas empresas do anterior.

A história coloca Ryu novamente como principal, e se inicia com um encontro dele e de Ken, em memória a seu falecido Mestre (morto pelo irmão Akuma). Neste encontro ocorre um estranho evento, e que determina toda a história. Shun, um garoto que se diz irmão de Ryu, aparece, falando que foi mandado por sua mãe para encontra-lo (Nota: ele trabalhava em um canavial (!?) no Brasil). Obviamente Ryu não acredita nele, mas fica clara a grande habilidade do garoto, se comparada a sua pouca idade, e apresenta o mesmo poder estranho e maligno de seu “irmão”, Ryu.

Nem tudo são flores. Ryu está com sérios problemas para controlar o Dark Hadou (ou Hatsui no Hadou), a técnica assassina de seu estilo, e pelas constantes aparições de Akuma, que foi dominado (ou conseguiu domina-la, isso não fica claro) pela técnica. No decorrer da história os três amigos se inscrevem em um torneio, e Shun é raptado. A história se desenrola com Ryu e Ken tentando salvar Shun, e enfrentando diversos oponentes.

Como ocorre no outro longa, caso o telespectador não conheça a história de SF bem ele provavelmente ficará perdido e confuso. A Capcom deixou claro que o filme não busca solucionar grandes problemas e revelar mistérios sobre os personagens, ele tem por finalidade apenas contar uma história, e passar uma mensagem por meio desta história(o porquê da busca pela vitória, ou o porquê de querer ser forte, ou continuar lutando).

Além dos personagens já citados aparecem também Rose, uma paranormal que ajudará Ryu a seguir o caminho do “bem”, Chun Li, que tem uma estranha obsessão por Ryu, e outros personagens do jogo SF Alpha (estes têm papeis secundários). São eles: Birdie, Adom, Guy, Rolento, Sodom, Dhalsim, Zangief e Vega, além de Sakura, uma garota louca para conhecer Ryu e lutar com ele. Muitos destes também já apareceram em outras séries de jogos, como Final Fight (Guy, Rolento, Sodom e Birdie).

Surpreendentemente este filme não tem Bison como vilão principal (na verdade ele nem mesmo aparece), e sim uma organização que tem relações com a Shadowloo (grupo criminoso de Bison). Ela tem como líder um cientista maluco chamado Adler(esse empresa tem algumas relações com a história do jogo).

Como o outro filme, este também acaba de modo surpreendente, com uma esperada luta entre Ryu e Akuma esperando para ser travada(que não acontece neste filme).

Para finalizar com os filmes de animação temos um aguardado anime, que por enquanto ainda não está pronto. Street Fighter Alpha 2 tem tudo para ser um ótimo filme, seguindo como uma continuação de SF Alpha, e com a tão aguardada luta entre Ryu e Akuma. Os boatos diziam que o filme estrearia em janeiro deste ano, lá no Japão, mas isto não ocorreu, e ele não tem data oficial para estrear.

Alguns boatos não confirmados correm pela rede. Os mais interessantes são esses: O anime começará com a luta entre Ryu e Akuma; Bison e Charlie (Nash, no Japão) apareceriam nesta continuação, e ocorreria uma luta entre o primeiro e Akuma.

Só foi lançada uma imagem para divulgação, e, se ela for verdadeira, também podemos contar com Sakura no anime. Resta apenas esperar ansiosos, e torcer para que seja lançado no Brasil.




VEJA TAMBÉM...
24/08 > A volta de Street Fighter aos quadrinhos
21/10 > The game is over
10/09 > Street Fighter: o RPG
29/06 > Mais HQs da Capcom nos EUA
24/05 > 17 anos de Street Fighter - Parte I

 

COMPRAS
Informática > Caixa de Som XPS 5.1 c/ 70 Watts RMS de Potência
Livro > Crime e Castigo (Feódor Dostoievski)
CD > Jardim Elétrico (Os Mutantes)
DVD > Diary of the Dead (2007) - Importado (MichÈle Morgan, Shawn Roberts, Joshua Close, Phillip Riccio, Amy Ciupak Lalonde, Joe Dinicol)
Eletronico > Micro System 60W c/ HD Interno 80GB e USB NAS E35HD Sony (Sony)
Game > Jogo PS3 360 The Darkness
Informática > Subwoofer 600W Preto - Bright
Livro > Diário do Chaves (Roberto Gomez Bolanos)

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia