75 anos

Por Rafael Lima — Quinta, 13 de maio de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

O que o camundongo Mickey, o marujo Popeye, o repórter Tintin e Tarzan, o homem das selvas têm em comum? Todos eles apareceram em sua versão definitiva para os quadrinhos há exatamente 75 anos, três quartos de década, adentrando o seleto grupo dos personagens de Hq mais longevos de todos os tempos.

Curiosamente, nem todos apareceram como protagonistas, nem foram criados diretamente para os quadrinhos: Mickey surgira no desenho animado Steamboat Willie de Walt Disney, o primeiro com som da história do cinema. A idéia inicial de Walt era chamar o ratinho de Mortimer, mas sua esposa sugeriu Mickey e ele foi rebatizado, chegando às telas já com esse nome. A Ub Iwerks, que décadas depois viria a criar o design clássico do submarino Nautilus para o filme 20.000 Léguas submarinas, coubera a concepção gráfica do rato.

Tarzan fora criado por Edgar Rice Burroughs para livros de pulp fiction, aventuras da época vitoriana, na mesma linhagem de homens dotados de capacidades extraordinárias como Sherlock Holmes, Doc Savage ou John Carter; a adaptação para os quadrinhos ficara a cargo de Hal Foster, respeitando o texto original. Popeye veio como um personagem coadjuvante na tira Thimble Theater, desenhada e escrita por Elzie Segar, mas pouco a pouco se apossaria do enredo e do nome da tira. Apenas Tintin fora criado diretamente para os quadrinhos pelo belga Hergé, ainda um ilustrador aspirante a profissional.


Embora Disney viesse a diversificar suas atividades, bem no começo a mira eram os desenhos animados, com os quadrinhos servindo de suporte para fortalecer qualquer personagem que se destacasse. Assim foi com Mickey, que começou tendo aventuras humorísticas nos mesmos moldes da telona (como o Pato Donald, como Pateta...) mas só desencantou ao passar a ser roteirizado e desenhado por Floyd Gottfredson e Paul Murphy, ambos “fantasmas” de estúdio, que fizeram do rato um investigador policial durão, de chapéu e sobrecasaca, trabalhando em casos ao lado do Coronel Cintra e tendo o Pateta por improvável auxiliar. Mais do que o carro vermelho ou a pistola automática, a imagem símbolo dessa época é a do Pateta com ar de perdido e mão em direção da boca. Disney faria de Mickey o símbolo maior de seu império, transformando as orelhas redondas num dos itens mais vendidos me seus parques de diversão.


Tarzan faz parte da geração de personagens literários que serviu de modelo para a criação dos super-heróis, décadas depois. Super-Homem e seus companheiros de capa e de cruz foram todos diluições para os quadrinhos dos feitos do Sombra, Tarzan e demais heróis de seriados radiofônicos e literatura barata. Assim, a primeira transposição dele para os quadrinhos teve importância singular ao avançar no caminho que levaria ao gênero típico daquele meio, que expandiria suas fronteiras. Hal Foster, que se notabilizaria futuramente pelas páginas do Príncipe Valente, optou por uma adaptação sóbria, sem balões, com o texto ao pé dos quadros. Burne Hogarth, que manjava tudo de anatomia, é quem ficaria conhecido por desenhar o Tarzan, mas foi Foster quem fez o trabalho duro que cabe aos pioneiros.


Popeye foi o verdadeiro pulo do gato de Elzie Segar, um inspirado escritor e desenhista de humor contratado pelo magnata William Hearst, como tantos outros a integrar o elenco estelar do King Features Syndicate. Com temperamento esquentado, modos grosseiros e coração imenso, o marinheiro de cara amassada tomaria de assalto a preferência dos leitores, ocupando posição central na tira. Thimble Theater, no entanto, não se resumia a isso: tinha viagens a países exóticos (muito antes de Carl Barks fazer o mesmo com o Pato Donald), seres mitológicos ou bizarros (sereias, harpias, “goons” e o feio Eugene the Jeep, que batizaria um modelo de carro de guerra, igualmente feio), diálogos cortantes e hilários, onde ninguém tinha papas na língua, e personagens absolutamente amorais com cujos comportamentos os quais o leitor se identificava. Fez tanto sucesso que ganhou uma estátua, em homenagem dos fabricantes de espinafre enlatado.

Apesar das orelhas do Mickey, dos filmes do Tarzan e da estátua do Popeye, talvez nenhum deles tenha alcançado tanta glória quanto Tintin, que transcendeu a condição de personagem de quadrinhos para se converter em ídolo e orgulho nacional de seu país, a Bélgica. Georges Remi – que tirou seu pseudônimo das primeiras letras de seu nome – criou um adolescente enxerido para um periódico católico numa história francamente anticomunista, Tintin no País dos Soviéticos. Depois levou-o para o Congo, então colônia belga, e só começou a se desvincular do molho ideológico da época a partir da aventura na China, para a qual pesquisou usos e costumes orientais antes de colocar pena sobre papel. Nem isso o impediu de continuar espetando de maneira mais ou menos sutil as idiossincrasias de outros países, com generais sulamericanos golpistas, criminosos gregos ou cantoras de ópera italiana, nem esses estereótipos o impediram de ganhar versões em dezenas de línguas – talvez porque os leitores do mundo inteiro se identificassem com eles. Com o tempo, Hergé transferiu os trabalhos de produção para um estúdio de excelentes artistas belgas, que emergiram num mercado alavancado quase solitariamente por ele; aposentou o personagem e passou a viajar pelo mundo, colecionando prêmios de excelência e troféus por onde quer que passasse. Hoje, em Bruxelas, Tintim ocupa lugar de honra no Centre Belge de la Bande Dessiné, o principal museu de quadrinhos belga.




VEJA TAMBÉM...
04/10 > Cem anos de Disney em figurinhas
27/09 > TVA abre sinal da HBO e do Disney Channel
11/07 > Disney Channel com sinal aberto na NET
04/07 > Piratas do Caribe: do Pérola Negra ao Baú da Morte
22/05 > Selvagem ultrapassa os 500 mil espectadores
16/05 > Desenho da Disney é adaptado para a Broadway
19/04 > Minha vida com Derek estréia no Disney Channel
18/04 > Realizadores de Carros promovem o filme na F-1
17/04 > Daniel Filho e Priscila Fantim dublam em Carros
17/04 > Macaca Chita faz aniversário e está no Guiness
24/03 > Carros terá sua pré-estréia em pista de corrida
15/02 > Disney recupera direitos sobre coelho antecessor de Mickey
26/01 > Disney compra Pixar
05/10 > Disney Channel faz promoção de sua nova série
05/08 > Disney Channel chega na NET
07/07 > Tarzan 2 exclusivo do mercado de vídeo
25/02 > Estréias de março dos canais de desenhos
16/02 > Especial de Don Rosa nas bancas
24/01 > DVD de Os Incríveis tem lançamento antecipado
08/12 > Disney e Pixar adiam Cars
03/12 > Destaques de dezembro dos canais de desenhos
03/12 > Bonecos de Os Incríveis no MacLanche Feliz
26/11 > Como fugir do lugar-comum?
25/11 > Robert Downey Jr. em remake da Disney
17/11 > Disney compra direitos da CrossGen
27/10 > Primeiras imagens de Domino
13/10 > Álvaro de Moya: Infartado
06/10 > Destaques de outubro do Disney Channel
01/10 > Edição especial comemora 70 anos do Pato Donald
08/09 > Toy Story 3 a caminho?
24/07 > O primeiro teaser pôster de Sin City
09/07 > Nem que a Vaca Tussa
30/06 > História dos desenhos
01/04 > Carl Barks na veia
01/04 > Carla Gugino é a primeira atriz confirmada de Sin City
22/03 > Tarantino e outras boas novas em Sin City
02/03 > Disney vai distribuir As Crônicas de Nárnia
02/02 > Coraline, de Neil Gaiman, no Brasil
02/02 > Revista do Pato Donald vendida por quase U$ 20 mil
28/01 > Primeiros boatos sobre o cast de Tintin
24/01 > Blake & Mortimer adaptados para cinema
20/01 > Popeye completa 75 anos
12/01 > Spielberg negociando os direitos de Tintin
11/01 > Tintin faz 75 anos
31/12 > O Senhor dos Jogos II
30/12 > 2004: o que vem por aí?
22/12 > Reprises no Warner Channel
08/12 > Confira o pôster de Miracle
04/12 > Irmão Urso - Sinopse
27/11 > Escolhido o compositor da trilha sonora de Os Incríveis

 

COMPRAS
Eletrônicos > TV 32" LCD Design Collection c/ 2 HDMI e Entrada PC 32PFL5403 Philips
Foto etc. > Câmera Digital 10.1 MP S1030 Samsung + Cartão SD 2GB + Carregador
Game > Acessório PS2 Joystick Wireless FE
Informática > Headphone Barracuda 7.1 com 8 Amplificadores
Livro > Atlas de Anatomia Humana (Frank H. Netter)
Brinquedos > Notebook da Barbie Junior c/ 25 Atividades
CD > Dois Corações (Gian & Giovani)
DVD > Zico - O Filme da Vida do Ídolo da Maior Torcida do Planeta (Zico)

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia