Desenhos Brasileiros

Por Raphael Di Cunto — Quarta, 12 de maio de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Na coluna de hoje falaremos sobre um assunto que ainda não tratamos aqui no SoBReCarGa: os Desenhos Brasileiros. Temos poucos se compararmos aos cartoons dos Estados Unidos ou os animes do Japão, e muitos dos nossos nem chegam perto dos de lá, mas pelo menos temos alguns que valem a pena. Então vamos falar dos mais populares, e daqueles que merecem um maior destaque.

Podemos começar falando sobre uma das animações que, além de ser ótima, ainda teve uma ajuda diferente. Estou falando do desenho O Curupira, da série Juro que Vi. O desenho foi elaborado por alunos de favelas do Rio, em um projeto da MULTIRIO que merece destaque por ser inovador e ao mesmo tempo uma grande idéia.



A série busca apresentar personagens do folclore brasileiro do ponto de vista das crianças, o que se mostrou uma idéia excelente. O desenho tem alternativas bem interessantes e criativas, onde se pode perceber que a escolha foi feita para agradar mais as crianças. Não é por falta de méritos que o desenho conquistou as principais categorias de animação do Festival de Cinema de Recife (um dos mais importantes do Brasil). Ele ganhou os prêmios de Melhor Direção (Humberto Avellar) e de Melhor Filme. Veja a notícia aqui.

O Curupira tem 11 minutos, e foi produzido tanto para a TV como para o cinema. Os próximos desenhos da série serão a Iara e o Boto, mas que, infelizmente, não tem data de estréia (O Curupira estreou dia 12 de outubro do ano passado, como uma homenagem ao Dia da Criança).

Um desenho menos glorioso, mas que também merece mérito pela interessante idéia e por conseguir ter um programa semanal de 30 minutos na MTV é a Mega-Liga de VJs Paladinos da MTV. A produção é de “Pavão”, e não é de primeira categoria, mas também não pode ser considerada ruim. Ela está em um bom termo, sem chamar a atenção, mas que também não estraga a diversão. O que realmente falta é um bom roteiro. O primeiro episódio, que foi ao ar no meio de abril, era extremamente fraco, com piadas sem graça e uma história ruim.

O desenho apresentava uma boa idéia no princípio: mostrar como seriam os VJs da MTV como super-heróis, e relaciona-los com outros já existentes (como por exemplo o Cazé, que se assemelha ao Professor, dos X-Men. Ele passava em pequenas animações, cada uma apresentando um dos VJs, no programa Gordo a Go Go (o programa de entrevistas do João Gordo), assim como é feito hoje com Happy Tree Friends, mas este novo é produzido no exterior. De qualquer forma, bom ou ruim, ele tem espaço em uma emissora importante, e devemos torcer para que os roteiros melhorem. Você pode conferi-los às segundas, às 23h00, com reprises em vários horários, geralmente de madrugada (como por exemplo à 0h30 da manhã do domingo), na MTV.

A Mega Liga de VJs Paladinos também pode ter seus primeiros episódios assistidos no site da MTV, mas apenas aqueles primeiros episódios, que eram mais curtos, com menos de 5 minutos, e que contavam a história dos super-poderes de cada um. Além disso também existe um boato, confirmado, de um filme para o cinema. Ele deve sair no final de 2004, e a empresa parece esperançosa com o desenho.

Outro desenho brasileiro que merece ser comentado é a série da Turma da Mônica. A animação é boa, e foi feita de modo a parecer que se está lendo um gibi. O ponto negativo é que as histórias são cópias de alguns gibis, só que animadas. Existem 4 desenhos, que são reunidos em um DVD com alguns extras, e que pode ser encontrado facilmente em uma locadora.

O último desenho de que iremos tratar é um que ainda nem mesmo existe: Holy Avenger (não se sabe se o nome vai permanecer esse). Baseado em uma das histórias em quadrinhos mais bem sucedidas do Brasil, Holy Avenger, ganhadora de muitos prêmios, e com o mérito de ser a mais longa da história brasileira (40 revistas, mais 6 especiais, um Cd de áudio, volumes encadernados, um livro adaptando-a para o RPG, intitulado Holy Avenger d20, e uma reformulação da série, chamada de Holy Avenger VR).

O desenho ainda está em produção, sem data prevista para estrear, mas pode ser considerado um possível destaque. O criador da revista (Marcelo Cassaro, um conhecido dos fãs de RPG e quadrinhos nacionais) está ajudando na produção, e parece que ela será excelente. Da parte da animação, só podemos ter suspeitas, mas pelo menos o roteiro deve ser bom (provavelmente será o mesmo da série de revistas). É aguardar para conferir.

Para fechar com uma ótima notícia, podemos destacar a iniciativa do deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT- SP). Ele está propondo um projeto de lei que obriga as emissoras do país a exibirem desenho de produção brasileira. O projeto está em votação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. O deputado defende o projeto afirmando que 100%¨da programação infantil é estrangeira: “Nossos pequenos crescem sem compreensão de toda a diversidade que constitui o povo brasileiro”, diz Vicentino.


Nós podemos produzir desenhos de qualidade, como O Curupira, que não devem nada aos estrangeiros, e que podem nos proporcionar tanta diversão, senão mais.


Nota sobre a coluna das Guerras Clônicas: recebemos milhões de mensagens perguntando sobre como comprar os bonecos vistos na matéria (certo, foi só uma, mas assim parece que tem bastante gente lendo). Respondendo a estas milhões de mensagens: os bonecos ainda não estão a venda no Brasil, mas podem ser encomendados no site oficial de Star Wars, ou em importadoras (não encontrei nenhum site que já esteja vendendo os novos bonecos, apenas os antigos).




VEJA TAMBÉM...
16/10 > O Curupira: obra inédita de Flavio Colin
29/09 > Confira os vencedores do VMB 2006
28/09 > VMB 2006 acontece hoje
05/09 > Atari ganha prêmio no mtv vídeo music awards 2006
15/08 > Os indicados ao VMB 2006
17/07 > Trailer da nova animação da Turma da Mônica
07/06 > Os vencedores do MTV Movie Awards
07/06 > O Admirável Mundo novo da MTV (2ª parte)
07/06 > Turma da Mônica pode ir para a Panini
11/05 > O Admirável Mundo novo da MTV
03/05 > Jessica Alba apresentará MTV Movie Awards
25/01 > Holy Avenger Reloaded é cancelada
16/11 > Mônica nos cinemas em 2006
17/10 > Novos episódios da Turma da Mônica
30/09 > Nada de novo no Video Music Brasil 2005. Confira os vencedores
29/08 > Green Day fatura alto no MTV Video Music Awards
04/07 > Troféu HQ Mix: a escolha dos melhores de 2004
19/04 > E ficou assim...
13/04 > MTV terá canal exclusivo na internet
08/04 > O melhor da saudosa MTV
15/12 > Entrevista com Rod Reis - Colorista de Quadrinhos e RPG
14/12 > Retrospectiva cartunica 2004
09/12 > Trailer de Constantine online
08/12 > Mark Wahlberg e Shyne unem forças em documentário
07/12 > Clipe do Autoramas na MTV
18/10 > Acústico MTV dos Engenheiros em novembro
14/10 > Ouça no volume máximo (2ª parte)
07/10 > Veja os ganhadores do VMB 2004
29/09 > Entrevista com Marcelo Cassaro
28/09 > A notícia que nunca li
15/09 > Tem boi na linha
26/07 > O Curupira premiado em São Paulo
26/07 > A Turma da Mônica: do gibi para a tela grande
09/07 > Cine Gibi, o Filme - Turma da Mônica
07/07 > Nós vimos: CineGibi, o Filme - Turma da Mônica
31/05 > Cartoon Network investe nas animações nacionais
31/05 > Mega Liga ganhará longa
07/05 > O Curupira premiado em Recife
30/04 > Da Raiva à Escravidão
19/04 > Mauricio de Sousa e Paulo Coelho juntos em álbum da Turma da Mônica
06/04 > Punk'd está pronto pra voltar
15/03 > Exército de chimpanzés
10/03 > Super Poderes versus Ataques Especiais
02/03 > Celebrity Deathmatch estréia na MTV
09/01 > Ashton Kutcher negocia de novo com a MTV
05/01 > Spears vs. Aguilera
22/12 > O game-show da vida
16/12 > REM participa de Boston Public
20/10 > O melhor do pior do humor nacional
08/10 > MTV Acústico: retrospectiva no MIS - São Paulo

 

COMPRAS
CD > Promoção: Rebelde + Sacolinha Submarino (Rbd)
DVD > Species [Blu-Ray] - Importado (Natasha Henstridge, Forest Whitaker, Alfred Molina, Michael Madsen, Ben Kingsley)
Game > Playstation 2 com 2 Controles + Memory Card 8 MB
Informática > Mesa Wacom Bamboo Fun - Medium Silver - Mobimax
Livro > Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas (Carolyn Kisner, Lynn Allen Colby)
CD > Nuestro Amor + Nosso Amor + Gravata Exclusiva (Rbd)
DVD > Bem-Vindo a Selva [Blu-Ray] (The Rock, Sean William Scott, Christopher Walken)
Game > Jogo PS2 The Getaway: Black Monday

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia