Da Raiva à Escravidão

Por Luiz Eduardo Ricon — Sexta, 30 de abril de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Meu desencanto com o rock vem de longe, como os leitores fiéis (todos os 3) já sabem. Não gosto de pensar que sou um daqueles saudosistas que dizem “no meu tempo era diferente” mas a verdade é que faz tempo que não consigo identificar em nenhuma banda de rock algo remotamente parecido com a tão famosa “atitude”, aquela mistura de tesão com sinceridade (e uma certa ingenuidade, claro) que sempre acompanharam os grandes nomes do rock em seu caminho até se tornarem realmente grandes.

Hoje, as bandas já saem da fábrica sendo vendidas como grandes. O White Stripes, por exemplo, me parece um projeto muito bem pensado para ocupar de imediato o status de grande revelação, a exemplo do que acontece com o Coldplay, que sempre me pareceu uma banda montada meio às pressas para ser um Radiohead mais “acessível”, especialmente para a Gwineth Paltrow (ô nomezinho difícil de escrever...)

Uma das minhas desilusões finais com o mundo do rock vocês vão conhecer agora, assim que eu terminar essa enfadonha introdução.

Raiva contra a Máquina

Rage Against the Machine. Taí um nome que sintetizava tudo o que eu sempre pensei sobre a indústria da música. Ouvir o primeiro disco dos caras, especialmente as explosivas Bombtrack, Killing in the Name of e Take the Power Back foi um verdadeiro tapa na orelha, um “prest'enção, mermão!” (Ou “se liga aí, meu!”, para os paulistas). Desde a primeira audição, dava pra perceber que aquela banda, apesar da atitude marrenta e um pouco panfletária demais, tinha substância.

A voz esganiçada e as letras politizadas do intelectualizado Zach de la Rocha, a guitarra versátil e virtuosa de Tom Morello e a cozinha muito bem azeitada de Timmy C e Brad Wilk formavam uma verdadeira máquina de guerra contra as armas de destruição da criatividade disparadas diariamente pelas rádios e MTVs do mundo inteiro.

Rapidamente, a porrada sonora, os discursos rapeados e os poemas de arame-farpado do RATM consquistaram um espaço admirável para uma banda cujas letras juntavam posições políticas bastante incômodas para o senso médio do americano a temas como a relação entre o movimento multiculturalista e os currículos escolar es.

Aliás, para a alegria (ou a ira) dos fãs, acaba de chegar às lojas um pacotão CD+DVD ao vivo do RATM, gravado em setembro de 2000. Infelizmente, Live At The Grand Olympic Auditorium é provavelmente o último suspiro dessa banda instigante que lutou contra as leis do mercado... e as leis venceram.

Assim como aconteceu no Matrix, a máquina venceu a guerra e o RATM acabou rachando ao meio, jogando Zach de la Rocha para um lado e os outros três para o outro. Com o girar das engrenagens, o trio dissidente foi se juntar ao vocalista Chris Cornell, egresso do Soundgarden (outro grupo que sempre me agradou muito) para formarem juntos uma nova banda, batizada de Audioslave, com a qual eu implicava desde o primeiro momento, mesmo sem saber por quê.

Um belo dia, a ficha caiu: para um sujeito como eu, que vive procurando significados ocultos nas coisas, é extremamente sintomático que aquela banda que se chamava “raiva contra a máquina” se transforme de repente na “escrava do áudio”.

Faz todo sentido...




VEJA TAMBÉM...
04/01 > Talia "Adrian" Shire comenta Rocky Balboa
16/11 > Rocky Balboa: confira o novo trailer
31/10 > REM indicado ao Rock and Roll Hall Of Fame
18/10 > Seriado 30 Rock estréia no Sony
29/09 > Confira os vencedores do VMB 2006
28/09 > VMB 2006 acontece hoje
05/09 > Atari ganha prêmio no mtv vídeo music awards 2006
25/08 > Mais fotos de Rocky Balboa
15/08 > Os indicados ao VMB 2006
07/06 > Os vencedores do MTV Movie Awards
07/06 > O Admirável Mundo novo da MTV (2ª parte)
01/06 > Rock in Rio 2007 em Madri
31/05 > Nós lemos: Shockrockets
31/05 > Curitiba Rock Festival pode acontecer em setembro
12/05 > Clip de Rocky Balboa na rede
11/05 > O Admirável Mundo novo da MTV
03/05 > Jessica Alba apresentará MTV Movie Awards
22/02 > Grito do Rock - Para fugir do carnaval
15/02 > Heath Ledger será Rock Hudson
10/02 > Depois de Rocky VI... vem Rambo IV
16/01 > Rocky volta à Filadélfia
10/01 > Sindicato dos Produtores anuncia indicados
03/01 > Conheça a namorada de Rocky
20/12 > Sylvester Stallone é duro na queda!
16/12 > Introdução ao Rock Glorioso de Arena
06/12 > Imagens inéditas de Rocky Balboa
02/12 > Sargento Rock: Entre a Morte e o Inferno
29/11 > Mais novidades sobre Rocky Balboa
28/11 > Mais novidades sobre Rocky Balboa
23/11 > Mais um escalado para Rocky Balboa
16/11 > Suicidal Tendencies não vem ao Brasil
27/10 > Preview: Sgt. Rock: The Prophecy #1
13/10 > Rocky 6 com data certa para ser rodado
30/09 > Nada de novo no Video Music Brasil 2005. Confira os vencedores
29/08 > Green Day fatura alto no MTV Video Music Awards
29/08 > Mr. T em Rocky VI
26/08 > Aumenta que isso aí é Rock´n Roll
20/07 > Brett Ratner dirige filme de Eddie Murphy e Chris Rock
26/05 > Rocky Balboa de volta ao ringue!
02/05 > Placebo: nós vimos
19/04 > E ficou assim...
14/04 > Shows de bandas independentes no Rio
13/04 > MTV terá canal exclusivo na internet
08/04 > O melhor da saudosa MTV
07/03 > The Rock fala sobre Doom
24/02 > Tédio sob o tapete vermelho
02/02 > Rock in Rio: há vinte anos (2ª parte)
25/01 > Diretor Larry Clark de Kids e Ken Park em outro filme com jovens
19/01 > Rock in Rio: há vinte anos (1ª parte)
09/12 > Trailer de Constantine online

 

COMPRAS
Game > The Sims 2: Castaway (PS2)
Informática > Modem Portátil 56kbps para Palm Zire 71, Tungsten T/W e outros
Livro > Marvel Millennium: Pesadelo Supremo - 6 (Marvel Characters, Inc.)
CD > Come Clarity CD + DVD (In Flames)
DVD > Box DVD: Madonna- A Coleção- Triplo (Madonna)
Eletronico > DVD Player c/ HDMI e Karaokê Cabo HDMI Incluso DVP3980KX Philips (Philips)
Game > Jogo XBOX 360 Tomb Raider Anniversary
Informática > Ipaq Pocket PC RX4240

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia