Qual o problema de Cláudio Assis?

Por Ana Camila — Segunda, 8 de março de 2004

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Não tem coisa mais irritante do que a conversa do diretor Cláudio Assis (Amarelo Manga) de que nós, brasileiros - e cineastas brasileiros, principalmente -, somos subjugados à cultura norte-americana e que vivemos sob um capitalismo opressor e todo esse blá blá blá. E, pior, ele acha que vai fazer revolução com palavras e discursos tão prepotentes, que, segundo ele mesmo, são capazes de fazer abrir os olhos da sociedade.

O seu próprio filme, Amarelo Manga, define muito bem esse discurso pretensioso e enfadonho. Ele esbraveja para todos os lados que é possível fazer filmes com baixo orçamento e, em função dessa constatação, desmerece os filmes caros que circulam ano a ano pelo Brasil. O engraçado é que, como todo mundo sabe, fazer cinema é caro. Não é que os diretores tenham um fetiche por grandes gastos ou coisa do gênero (como se isso fosse fazer do filme um filme melhor), mas porque uma filmagem exige uma série de recursos e de prestação de serviços que são muito, muito caros.

Como se já não bastasse que muitos dos meios de comunicação brasileiros, principalmente aqueles ligados ao cinema, dessem voz constante ao Cláudio Assis para que ele falasse à vontade sobre como o seu filme é extraordinário – e, diga-se de passagem, não é, já que o filme tem uma série de problemas que não vêm ao caso no momento –, esses dias descobri que ele continua sendo procurado para opinar sobre assuntos ligados ao cinema. E, claro, sem deixar de lado o discurso chatíssimo no qual acredita fielmente.

Pois bem, o diretor foi convidado pelo jornal Folha de São Paulo para debater acerca da importância da premiação de um Oscar para um filme brasileiro - quem tiver interesse em ler o artigo, é só procurar no arquivo da Folha, no dia 28 de fevereiro de 2004.

Não é de se admirar que Assis fez toda uma manifestação contra uma premiação vinda do cinema norte-americano. Além de o artigo se sustentar em cima de argumentos previsíveis e constrangedores, ele faz questão de ignorar que Cidade de Deus, se premiado com ao menos um Oscar, iria, sim, trazer uma outra perspectiva de produção e projeção cinematográfica para o Brasil. Não interessa o quão duvidoso é o valor de uma premiação do Oscar (já que, convenhamos, nos últimos anos a Academia não vem sabendo diferenciar bons de maus filmes), ela sempre traz benefícios, principalmente a diretores estreantes e/ou estrangeiros. E ignorar isso em nome de um discurso anti-capitalista é bobagem e de nada vale.

Muita coisa no artigo escrito pelo diretor de Amarelo Manga é irritante. Mas a principal delas é a hipocrisia. O cineasta faz severas críticas o povo brasileiro (se utilizando de expressões e metáforas com um pseudo tom satírico, com o único e exclusivo objetivo de agredir) que, “ufanista”, torce pelo Oscar, e aos profissionais de cinema que, já se considerando tão bons tecnicamente como os americanos (o que é, ainda, uma inverdade), cobiçam a premiação com muita esperança. Ora, lembro-me muito bem de quando Amarelo Manga estreou mundo afora e de como o Sr. Cláudio Assis se gabava da qualidade do seu filme, que passou a ganhar prêmios em muitos festivais internacionais. Estranho isso, não? Quer dizer então que qualquer outra premiação que não seja o Oscar está valendo?...

É difícil aceitar que uma pessoa, que representa, no cinema brasileiro, o que Cláudio Assis representa, pode ser levada tão a sério. Sim, é possível se fazer filme de baixo orçamento, mas isso não quer dizer que filmes de alto orçamento devem ser depreciados. Não, a premiação do Oscar, só porque vem pautada em bases “hollywoodianas” de se fazer cinema, não deve ser desmerecida e tampouco deve ser ignorada. Torcer por Cidade de Deus no Oscar não tem nada de ufanista ou de “grande ilusão”, como o próprio diz em seu artigo. Não está em questão, aqui, a capacidade da Academia de reconhecer o valor das obras cinematográficas (até porque, como disse antes, isso é bastante duvidoso), mas não se deve ignorar e tampouco esquecer que a dimensão dessa exposição de um filme estrangeiro é importantíssima para o país em questão.

Fazer sensacionalismo em cima disso é demagogia. Ganhar um Oscar é ganhar notoriedade. E o cinema brasileiro precisa disso, precisa ganhar prêmios em festivais. Seja tanto um Oscar ou um do festival de Berlim ou de Cannes ou um qualquer perdido em um país qualquer. Hoje em dia, prêmios em festivais são sinônimos de aparição, de divulgação, de notoriedade. Infelizmente, são poucos os que ainda são capazes de reconhecer a qualidade de um filme, mas hoje não é mais isso que está em jogo. E Cláudio Assis parece que ainda não entendeu isso.




VEJA TAMBÉM...
23/01 > Conheça os indicados ao Oscar 2007
15/01 > Globo de Ouro premia hoje os melhores do cinema e da televisão
20/12 > Pôster do Oscar é revelado
11/09 > Escolhida a apresentadora do Oscar 2007
18/04 > Festa do Oscar volta para o mês de fevereiro
16/03 > Bem depois do Oscar...
09/03 > Meus chutes para o Oscar 2006
06/03 > Oscagay 2006
06/03 > Oscar 2006: conheça os ganhadores da maior festa do cinema
21/02 > Bafta - Confira os premiados
15/02 > Heath Ledger será Rock Hudson
10/02 > Nós Vimos II: Orgulho e Preconceito
09/02 > Nós Vimos I: Orgulho e Preconceito
03/02 > Radar po po popozáu
03/02 > Nós vimos: estréias nos cinemas
02/02 > Nós vimos III: O Segredo de Brokeback Mountain
01/02 > Fernando Meirelles divulga nota oficial
01/02 > Oscar Cowgay?!
01/02 > Nós vimos II: O Segredo de Brokeback Mountain
31/01 > Conheça os indicados ao Oscar 2006
24/01 > Mais um escolhido para apresentação do Oscar 2006
24/01 > Brokeback Mountain com a mão no Oscar
17/01 > Os ganhadores do Globo de Ouro 2006
12/01 > Os pré-candidatos ao Oscar de melhor edição de som
12/01 > Altman receberá Oscar honorário
06/01 > Festa do Oscar já tem seu apresentador
02/01 > Paris Hilton pode ser a apresentadora do Oscar
29/12 > Billy Cristal não apresentará o próximo Oscar
20/12 > 7 filmes na disputa pelo Oscar de Efeitos Especiais
16/11 > Documentário sobre favela brasileira é candidato ao Oscar
26/10 > Países latinos na briga por uma vaga na festa do Oscar
16/09 > Doze filmes brasileiros tentam chegar ao Oscar
09/09 > Cinema brasileiro chega ao Japão
24/05 > Os 100 filmes mais importantes de todos os tempos segundo a revista Time
13/05 > O Segredo de Vera Drake
18/03 > Santana culpa Banderas pela apresentação atrapalhada no Oscar
01/03 > Oscar 2005: diferente, mas igualzinho...
01/03 > Cai a audiência do Oscar
28/02 > Oscar: confira os ganhadores
25/02 > Oscar: a maior festa do cinema mundial acontece neste domingo!
24/02 > Tédio sob o tapete vermelho
03/02 > Nós vimos: Ray
02/02 > Nós vimos I: Sideways - Entre Umas e Outras
30/01 > Closer, um filme pra se assistir mais de perto
25/01 > Conheça os indicados ao Oscar 2005
14/01 > Anunciados os concorrentes ao Oscar de melhor maquiagem
06/01 > Conheça os candidatos ao Oscar de Melhor Edição de Som
20/12 > Sete filmes disputam indicação ao Oscar de efeitos visuais
08/09 > Michael Moore desiste do Oscar
29/07 > Seqüência para Cidade de Deus

 

COMPRAS
Eletronico > TV 52" LCD Full HD Aquos c/ 3 HDMI e Entrada p/ PC LC-52R64B SHARP (Sharp)
Game > Jogo Nintendo Wii Mario Party 8
Informática > Impressora Matricial OKI ML1120
Livro > Lições de Roteiristas (Kevin Conroy Scott)
CD > Pra Sempre em Espanhol - Vol. 1- BOX 11 CDs (Roberto Carlos)
DVD > O Melhor de Friends - 9ª Temporada (Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courteney Cox Arquette, Matt Leblanc, Matthew Perry, David Schwimmer)
Eletronico > TV 46" LCD Full HD Aquos c/ 2 HDMI e Entrada p/ PC LC-46R54B SHARP (Sharp)
Game > Game Boy Advance Spider-Man 3

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia