|
Rio de Jano
Por Equipe Sobrecarga — Sexta, 6 de fevereiro de 2004
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|

Jano (pronuncia-se Janô) é um desenhista francês especialista em um tipo de arte que na Europa ficou conhecido como "Cadernos de Viagem".
Durante 50 dias, a partir de outubro de 2000, realizou um profundo mergulho na vida carioca, visitando lugares jamais representados nos cartões postais, conhecendo pessoas de todas as classes socias, observando, experimentando, trocando.
O resultado desta incursão é um álbum que se tornou obra de referência quando o assunto é o modo de ser do carioca moderno, seu jeito sui generis de levar a vida e os contrastes desta cidade ao mesmo tempo bela e pobre, alegre e violenta. Uma espécie de tratado antropológico ilustrado e pop que impressiona pela riqueza, precisão de detalhes e pelo humor.
A equipe do documentário Rio de Jano acompanhou o francês durante todos os seus 50 dias, no Rio de Janeiro. E ainda a finalização das aquarelas, no ateliê do artista, em Paris. O filme apresenta a cidade sob um ângulo inusitado, a partir do aguçado e raro senso de observação e percepção de Jano.
Flagra o momento exato em que nascem os desenhos. As observações, as escolhas, a técnica do desenhista. E faz uma relação entre a realidade e a sua recriação nos obras de Jano.
O trabalho que Jano desenvolveu no Rio tem ainda antecedentes históricos:
No século XIX, diversas missões estrangeiras vieram ao Rio para documentar a vida nos trópicos e retornaram à Europa com relatos e pinturas que, hoje, configuram-se como testemunho ímpar dos modos e costumes do brasileiro de então.
O mais conhecido destes pintores viajantess é o francês Jean Baptiste Debret.
Rio de Jano também traça um paralelo sutil entre as aquarelas de Jano e o trabalho de mapeamento paisagístico e social do Brasil-Colônia feito por Debret e outros.
E assim como os desenhos de Debret hoje servem de fonte de estudo para pesquisadores sobre os costumes e a geografia da cidade no século XIX, os de Jano formam um rico painel da vida do Rio de Janeiro no fim do século XX.
Confira uma coluna muito especial sobre esta obra aqui no SoBReCarGa.
Rio de Jano. Direção, produção e roteiro de Anna Azevedo, Renata Baldi e Eduardo Souza Lima. Distribuído por Rio Filmes.
|