Retrospectiva 2003 - parte I

Por Mônica Loureiro — Quinta, 18 de dezembro de 2003

Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!

Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.

Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.

Volte sempre!

Esta e as duas próximas colunas vão fazer uma retrospectiva do que aconteceu de mais interessante - e menos - no ano de 2003 na música brasileira.

Todo mundo sabe que a crise do mercado fonográfico se manteve inalterada. Falou-se em leis mais duras, artistas fizeram visita a Brasília, executivos das gravadoras continuaram negando que os preços dos CDs não são exorbitantes... E a verdade é que os piratas continuam agindo tranqüilamente.

Com isso, muita gente optou por permanecer gravando - ou começar a gravar - de forma independente. Em outros casos, trocaram majors por casas menores, vide a Indie Records, que abocanhou contratos com Alceu Valença, Gal Costa, Reginaldo Rossi, Alcione e outros.

Nesta coluna, vamos falar de alguns nomes que estrearam em CD. Um deles já surge como grande estrela, envolto em um superesquema de marketing. Outros dois foram praticamente ignorados pela grande mídia - o que se sabe que é muito comum. Mas em comum, três ótimos trabalhos, cada qual seguindo uma vertente própria.

Se há um nome que se destacou no cenário da MPB em 2003, foi o de Maria Rita. A filha de Elis Regina causou reações adversas por causa da grande jogada de marketing da gravadora Warner. Mas as opiniões quanto ao seu talento e capacidade de emocionar - não há como negar que voz e gestuais são quase idênticos aos da mãe - foram praticamente unânimes.

A cantora apresentou um repertório impecável em seu CD de estréia. Deu voz a três bem escolhidas composições de Marcelo Camelo, do Los Hermanos (Santa chuva é magnífica), a Cupido, de Cláudio Lins, outro momento inspiradíssimo, a duas do "padrinho" Milton Nascimento, entre outros achados. Ela conseguiu o que há muito não se via no mundo das cantoras de MPB: emocionar. E isso num misto de profunda reverência à figura materna e a seu real talento como intérprete.

O instrumentista, cantor e compositor Lui Coimbra lançou seu primeiro CD solo, Ouro e sol, pela Rob Digital. Mais conhecido por ser violoncelista da banda de Alceu Valença, Lui buscou os valores e sonoridades populares para compor o repertório. A poesia está presente de ponta a ponta, mais intensamente nas adaptações de Astrologia e O idiota desta aldeia, ambas de Mário Quintana. O violoncelo é mais forte em Onde mora o sol. Infelizmente, um trabalho onde a repercussão não ficou à altura da qualidade.

Uma outra estréia interessante em disco foi a de Mylene. O CD homônimo da cantora e compositora foi lançado pelo selo Astronauta Discos. A carioca ousou ao assinar sete das dez faixas do trabalho, demonstrando capacidade para isso. Letras poéticas combinaram harmoniosamente com recursos eletrônicos e percussivos. A voz é semelhante à de Marisa Monte, o que não chega a ser incômodo, pois aposto que não vai demorar muito para que Mylene ache seu próprio timbre. Para saber mais, acesse www.mylene.com.br.




VEJA TAMBÉM...
28/09 > Desconstruindo Maria Rita
09/12 > Os últimos serão os melhores
30/04 > Os finalistas do Prêmio Multishow de Música Brasileira
12/01 > Saco cheio...
05/01 > Retrospectiva 2003 - final
23/09 > É produto, mas de qualidade

 

COMPRAS
Livro > A Desumanização da Arte (Jose Ortega Y Gasset)
CD > The O.C.: Mix 5 (Vários)
DVD > Yu Yu Hakusho: Um Novo Começo - Vol. 16
Eletronico > TV 46" LCD Full HD Aquos c/ 2 HDMI e Entrada p/ PC LC-46R54B SHARP (Sharp)
Game > Jogo PSP Race Driver 2006
Livro > Guia Visual: Folha de São Paulo: Europa (Dorling Kindersley)
CD > Tudo Acontece em Elizabethtown (Vários)
Eletronico > DVD Player Karaokê c/ Pontuação Entrada USB DVP3254KX Philips (Philips)

 

 


Superman - O Retorno
DVD duplo
Smallville
5ª Temporada - 6 DVDs

Carros l Os Sem-Floresta
DVD

Os Melhores Quadrinhos

Mythology: The DC Comics Art Of Alex Ross

Cirque Du Soleil:
Saltimbanco l La Nouba
DVD

Desperate Housewives
2ª temporada - 7 DVDs
Monk
1ª temporada - 4 DVDs

House l Grey's Anatomy
1ª temporada

Os Cavaleiros do Zodíaco:
Hades - Vol. 3 e 4

DVD duplo

Battlestar Galactica
1ª Temporada - 5 DVDs

Gravadores de DVDs
A partir de R$ 599,00
XML
© 2003 SOBRECARGA LTDA. Todos os direitos reservados Powered by Drupal. Uniela Unium. Tecnologia