|
Britânico leva a Palma de Ouro
Por Márcia Lima — Segunda, 29 de maio de 2006
|
|
Bem-vindo ao Sobrecarga, seu destino para as principais matérias sobre Filmes, Séries, Quadrinhos, Música e muito mais... se você puder agüentar!
Use a barra superior do site para navegar entre os assuntos e confira, no final de cada texto, outras matérias relacionadas ao assunto.
Na barra lateral do site você encontra sempre boas ofertas de produtos relacionados ao universo pop, ajude o site visitando nossos patrocinadores.
Volte sempre!
|
Neste domingo foram anunciados os vencedores da 59ª edição do Festival de Cinema de Cannes, na França. O prêmio mais importante da noite, a Palma de Ouro ficou com o filme britânico The Wind That Shakes The Barley, de Ken Loach. Ambientado na Irlanda de 1920, a história trata de dois irmãos (Cillian Murphy e Padraic Delaney) em combate durante uma guerra civil que busca a independencia irlandesa.
A surpresa da premiação ficou por conta de Volver e Indigènes. Todas as atrizes do filme de Almodóvar dividiram a estatueta de Melhor Atriz e todos os atores do filme de Rachid Bouchareb levaram o prêmio de Melhor Ator. Almodóvar recebeu também o prêmio de melhor roteiro.
Confira quem foram os premiados:
*Gran Prix: Flandes, do francês Bruno Dumont.
* Prêmio coletivo de interpretação feminina: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo e Chus Lampreave - Volver.
* Prêmio coletivo de interpretação masculina: Jamel Debbouze, Samy Nacéri, Sami Bouajila, Roschdy Zem e Bernard Blancan - Indigènes.
* Melhor Diretor: o mexicano Alejandro González Iñárritu, por Babel.
* Melhor Roteiro: o espanhol Pedro Almodóvar por Volver.
* Prêmio do Júri: Red road, da britânica Andrea Arnold.
* Palma de Ouro de curta-metragem: Sniffer, do noruguês Bobbie Peers.
* Prêmio do Júri de Curta-metragem: Primera Nieve, do argentino Pablo Agüero.
* Câmera de Ouro: 12H08 a Leste de Bucareste, do romeno Corneliu Porumboiu.
|